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E. F. Petrolina-Teresina
(1926-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1972)
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AFRÂNIO
Município de Afrânio, PE |
Linha Centro - km 711,485 (1960) |
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PE-3115 |
Uso atual: centro cultural (2015) |
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Inauguração: 31.10.1926 |
Altitude: 508 m |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha da
E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina
à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado
de Pernambuco e subundo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias
no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos
levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926
avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense,
outro vilarejo e já no Piauí. Em 1936 a Acauã
e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali.
Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens
continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador por Juazeiro
tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar
o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí
os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de
Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo
os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de
se chegar a Teresina pela Bahia. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Afrânio foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina
em 1926. "Em 1926, a construção da Estrada de Ferro Petrolina/Teresina
alcançou a fazenda Inveja, atraindo para aquela localidade pessoas
de outras regiões e, também, de área adjacentes, que vinham em busca
de trabalho na rede ferroviária, ou procuravam estabelecer-se no comércio.
Por essa época, fazia pregações missionárias na região o capuchinho
Frei Fortunato, que a 31 de junho de 1927 rezou a 1º missa e lançou
a “Pedra do Cruzeiro”, no local onde posteriormente edificou a igreja.
Frei Fortunato aconselhou os moradores a mudarem o nome da nova povoação
para São João. A fazenda Inveja, que inicialmente pertenceu a Francisco
Rodrigues da Silva, foi a seguir vendida a Francisco Rodrigues Coelho,
recebeu, ao se tornar povoado, o topônimo de São João. Em 1928, com
a inauguração da estação ferroviária, o povoado ficou conhecido pela
denominação de São João de Afrânio, que juntamente com os também engenheiros,
Mário Leite e Cristovão Pereira de Souza, dirigia os trabalhos de
construção da ferrovia" (http://biblioteca.ibge.gov.br).
Em 1941, foi incorporada à VFFLB e passou a fazer parte da
Linha Centro. Apesar do nome original da estrada, ela jamais
chegou a Teresina, parando na cidade piauiense de Paulistânia,
não muito à frente de Afrânio, no ano de
1935.
A linha e a estação fecharam em 1972, quando foram abandonadas por 26 anos.
Em o maio de 2000, o prédio
da estação foi restaurado e reaberto, agora como centro
comunitário e cultural do município de Afrânio,
cidade situada a 910 quilômetros do Recife. O prédio
passou a ter um pequeno museu, uma área para exposições e um
bar. Segundo a mesma reportagem que gerou os dados, o prédio
teria pouco mais de meio século. Seria o mesmo que foi aberto
em 1926 ou no início o prédio era outro? Afinal, eram
já 74 anos nessa data de 2000. O trecho entre Petrolina e Paulistana foi desativado em 1972 (oficialmente, foi "erradicado"
em 1/7/1975). Os trilhos foram logo retirados e o empresário José Cristóvão Cavalcanti comprou a estação
e doou para o projeto cultural, exigindo que a estrutura do prédio
fosse mantida. Ao contrário do que a reportagem fala, a estação
de Afrânio surgiu apenas em 1926, o que não é
exatamente "no início do século".
A estação
deu origem à atual cidade. O nome foi uma homenagem ao ex-ministro
de Viações e Obras Públicas, Afrânio
de Mello Franco. Quando o trem apitava em Croatá,
ali perto, boa parte da população se dirigia à
estação pára receber e se despedir dos passageiros
do trem. Era a única diversão da comunidade. Depois
da reforma, virou um bar, mas continuava muito bem conservada em 2022.

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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1926 a 1972. Ao lado,
o trem da EFPT na estação de Petrolina, nos anos
1920. Veja aqui horários
em 1963 e em 1972 (Guias
Levi). |
(Fontes: Tarcisio Vilarinho; Jornal do Commercio,
Recife, 21/05/2000; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Afrânio em 2000. Foto Ivan
Cruz, Agência Factum, Jornal do Commercio |

A estação de Afrânio em 08/2007. Foto Tarcisio
Vilarinho |

A estação em 2001. Foto Geraldo Langovsky |
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Atualização:
22.03.2022
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