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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Rosário do Catete
Carmópolis
Japaratuba
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Linha Norte em Sergipe (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1915-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
CARMÓPOLIS (antiga CARMO)
Município de Rosário do Catete (1915-22);
Município de Carmópolis, SE (1922-)
Linha Norte - km 485,775 (1960)   SE-3094
Altitude: 9 m   Inauguração: 06.08.1915
Uso atual: desconhecido (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914
 
 
HISTORICO DA LINHA: Inicialmente chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1920, às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente em 1972, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação ferroviária direta com o Nordeste.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Carmo foi inaugurada em 1915. Em 1943 o nome da estação e do município foram alterados para o de

Carmópolis. Os trens de passageiros na linha teriam parado em 15 de março de 1977. Porém, o Guia Levi cita o trem ainda funcionando até meados de 1979. Hoje o trecho de

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1915 a 1979. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).

ACIMA: Primeiro trem de petróleo a sair dos campos de Carmopolis, em 1965 (Autor e local desconhecidos). ABAIXO: A estação e cidade de Carmopolis no centro do mapaa (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. n, 1960).

linha em que a estação fica, de Riachuelo a Propriá, está abandonado por causa da queda de uma ponte ferroviária em Alagoas, ao sul de Maceió, por volta de 2002.
A Petrobras transportou, a partir de 1967 e até sabe Deus quando (início dos anos 1990?) trens de petróleo do campo de Carmópolis, considerado por ela como o maior campo terrestre de petróleo do Brasil. Provavelmente havia desvios para o campo que partiram da estação de Carmópolis, ou próximo a ela. Não tenho a menor ideia, em 2015, de qual é a situação do prédio atualmente.
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
 
     
Atualização: 24.11.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.