A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Xarqueada
Carlos Chagas
Presidente Pena
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Bahia-Minas (1892-1912)
Chemins de Fer Federaux de l'Est Bresilien (1912-1936)
E. F. Bahia-Minas (1936-1965)
Viação Férrea Centro-Oeste (1965-1966)
CARLOS CHAGAS
(antiga URUCU e PRESIDENTE GETULIO)
Município de Carlos Chagas, MG
E. F. Bahia-Minas - km 233,400 (1960)   MG-3563
Altitude: 152 m   Inauguração: 31.07.1892
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Bahia a Minas começou a ser aberta em 1881, ligando finalmente Caravelas, no litoral baiano, à serra de Aimorés, na divisa com Minas Gerais, um ano depois. Somente em 1898 a ferrovia chegaria a Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha. Em 1930 atingiu Schnoor. Em 1941, chegou a Alfredo Graça, e, em 1942, chegou em Arassuaí, seu ponto final definitivo. A ferrovia originalmente pertencia à Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade do Estado de Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada pelos franceses da Chemins de Fer Federaux de L'Est Brésilien até 1936, retornando nesse ano a ser uma ferrovia isolada. Em 1965, foi encampada pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta em 1966. Embora tenha havido planos para a união da ferrovia com a Vitória-Minas, tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Urucu foi inaugurada em 1892. O nome deve ter derivado do rio Urucu, que passava junto à estação. "A sala destinada ao armazém na estação de Urucu é acanhada, não tendo proporções para acomodar presentemente as cargas. A sua

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Carlos Chagas, (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
área é de 18,24 m2. O girador de Urucu, cujas alvenarias do centro tinham abatido com o peso da máquina, já acha-se em estado de funcionar
" (Pedro Versiani: Relatório do engenheiro fiscal da Estrada de Ferro Bahia e Minas, 1893). Chamou-se, por algum tempo, Presidente Getúlio, nos anos 1930. Mais tarde, recebeu o nome de Carlos Chagas. Já foi demolida, e em seu lugar construiu-se o forum da cidade.
(Fontes: Jean Albuquerque; Fany Moreira; Fernando da Matta Machado; Pedro Versiani: Relatório do engenheiro fiscal da Estrada de Ferro Bahia e Minas, 1893; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Presidente Getulio, anos 1930, provavelmente. Acervo Fany Moreira
 
     
Atualização: 24.12.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.