|
|
E. F. Bragança
(1893-1941) |
BELÉM
Município de Belém, PA |
E. F. Bragança - km 0 - (1893) |
|
PA-4654 |
Altitude: 10 m |
|
Inauguração: 02.05.1893 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em 1616,
quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém,
já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida,
açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram
surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento
da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações
por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho,
formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua
e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo
Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na
região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa
dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São
Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias
demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de
junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides
e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém,
foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e
em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura,
São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão.
A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como
o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos,
resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas.
Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado
tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para
administração federal. Em 31 de dezembro de 1964, em péssimas condições
de operação, fechou de vez (RFFSA - DD-187 de 18/12/1964). |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Belém foi inaugurada nove anos depois do primeiro
trecho da ferrovia, em 1893.
Em 1887 começaram os trabalhos de construção
da estrada a partir de São Braz até o centro
da cidade, 6 quilômetros, aproveitando-se o trecho já
feito entre São Braz e Batista Campos, e esse
pedaço de linha foi inaugurado em 2 de maio de 1893. Em
1896, o quadro de estações e paradas da linha era este.
A linha chegava até Castanhal
e tinha oito estações. A de Belém era
a 1a e a de Castanhal, a 8a (Folha do Norte, 29/2/1896).
Havia ainda 16 paradas, tudo isso em 75 km de
linha-tronco.
A partir de 1941-43 a ferrovia passa a começar em São
Braz. O trecho suprimido tinha de 5 a 6 quilômetros,
entre São Braz e a estação de Belem.
trabalhos de construção da estrada a partir de São
Braz até o centro da cidade, 6 quilômetros, aproveitando-se
o trecho já feito entre São Braz e Batista
Campos, e esse pedaço de linha foi inaugurado em 2 de maio
de 1893.
"Apenas para colaborar com as informações sobre
o traçado original da ferrovia dentro da área
urbana de Belém, os registros informam que além do ramal
que iniciava em uma estação localizada na Trav. 16 de
novembro com a Almirante Tamandaré (onde hoje localiza-se
o Hotel de transito do Exercito) e tinha como trajeto a 16 de novembro,
Praça Amazonas, Rua dos Jurunas (hoje Roberto Camelier), Mundurucus,
Passagem do Horto, Gentil até a estação de São
Braz existia outro ramal que partia do entroncamento sobre o leito
da atual Pedro Alvares Cabral chegando aos armazens do cais do Porto.
Inclusive, em alguns mapas antigos de Belém, a atual Pedro
Álvares Cabral era chamada de Rua do Trilho"
(José Maria Quadros de Alencar, Blog do Alencar, 23/01/2008).
Em 25 de junho de 1964 foi determinado o fechamento imediato dos trens de passageiros na ferrovia (RI-105 da RFFSA). Em 28 de dezembro do mesmo ano foi determinado o fechamento definitivo da estrada (DD-187 da RFFSA).
ACIMA: Mapa da cidade de Belem em 1889, mostrando
a estação São Braz e o leito da ferrovia (em
pontilhado) (Autor desconhecido).
ACIMA: Locomotiva em São Braz, por volta dos anos 1950 (autor desconhecido)
ACIMA: Pátio e oficinas
de São Braz, por volta dos anos 1950 (Acervo Revista Ferroviária).
1961
AO LADO: A notícia de fevereiro
dava como concluída a ligação
da estação de São Braz com o porto de
Belém e que agora tudo iria melhorar. Como a estrada
fechou quatro anos depois, vemos que dinheiro foi gasto para
nada (Folha de S. Paulo, 6/2/1961).
|
|
(Fontes: José
Maria Quadros de Alencar; Dmitri Kessel; Folha do Norte, 29/2/1896;
LIFE, anos 1950; Revista
Ferroviária; Revista Brasileira de Geografia, julho-setembro
1961; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A primeira estação de Belem, em 1899. Autor desconhecido |
A estação provavelmente por volta de 1910. Cartão
postal de Martins & Araújo Editores |
A estação de São Braz, provavelmente anos
1920. Autor desconhecido |
A mesma foto à direita no alto, colorizada. |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
26.05.2019
|
|