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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Belem
Gentil Bittencourt
São Braz
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Bragança (1893-1941)
GENTIL BITTENCOURT (antiga BATISTA CAMPOS)
Município de Belém, PA
E. F. Bragança - km 3 - (1893)   PA-6455
Altitude: -   Inauguração: 02.05.1893
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal. Em 31 de dezembro de 1964, em péssimas condições de operação, fechou de vez (RFFSA - DD-187 de 18/12/1964).
 
A ESTAÇÃO: A estação de Batista Campos foi inaugurada em 1893. Em 1896, o quadro de estações e paradas da linha era este. A linha chegava até Castanhal e tinha oito estações. A de Belém era a 1a e a de Castanhal, a 8a (Folha do Norte, 29/2/1896). Havia ainda 16 paradas, tudo isso em 75 km de linha-tronco.

Batista Campos
era a 1a parada.

Em 1932 a 1941, pelo menos, a estação já tinha o nome de Gentil Bittencourt (Guia Levi, 1932-33). Depois disso a ferrovia passa a começar em São Braz. O trecho suprimido tinha de 5 a 6 quilômetros, entre São Braz e a estação de Belem.

(Fontes:Folha do Norte, 29/2/1896; Revista Ferroviária; Revista Brasileira de Geografia, julho-setembro 1961; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1932-50)
     
   
     
Atualização: 21.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.