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E. F. Bragança
(1893-1941) |
GENTIL
BITTENCOURT (antiga BATISTA CAMPOS)
Município de Belém, PA |
E. F. Bragança - km 3 - (1893) |
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PA-6455 |
Altitude: - |
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Inauguração: 02.05.1893 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1616,
quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém,
já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida,
açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram
surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento
da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações
por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho,
formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua
e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo
Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na
região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa
dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São
Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias
demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de
junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides
e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém,
foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e
em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura,
São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão.
A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como
o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos,
resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas.
Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado
tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para
administração federal. Em 31 de dezembro de 1964, em péssimas condições
de operação, fechou de vez (RFFSA - DD-187 de 18/12/1964). |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Batista Campos foi inaugurada em 1893. Em
1896, o quadro de estações e paradas da linha era este.
A linha chegava até Castanhal e tinha oito estações.
A de Belém era a 1a e a de Castanhal, a 8a (Folha
do Norte, 29/2/1896). Havia ainda 16 paradas, tudo isso em 75
km de linha-tronco.
Batista Campos era a 1a parada.
Em 1932 a 1941, pelo menos, a estação já tinha
o nome de Gentil Bittencourt (Guia Levi, 1932-33). Depois
disso a ferrovia passa a começar em São Braz.
O trecho suprimido tinha de 5 a 6 quilômetros, entre São
Braz e a estação de Belem.
(Fontes:Folha do Norte, 29/2/1896; Revista Ferroviária; Revista
Brasileira de Geografia, julho-setembro 1961; Guia Geral de Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1932-50) |
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Atualização:
21.02.2017
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