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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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São Luiz
Livramento
Timboteua
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Bragança (1906-1965)
LIVRAMENTO
Município de Igarapé-Açu, PA
E. F. Bragança - km 134,199 (1960)   RS-4163
Altitude: 11 m   Inauguração: 1906
Uso atual: em ruínas   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação, fechou de vez.
 
A ESTAÇÃO: A estação ou parada de Livramento foi inaugurada em 1906. "(Depois de sairmos de São Luiz) logo estávamos na Vila de Livramento, passávamos sob uma ponte de ferro, cheia de arcos.

ACIMA: Mapa do trecho da E. F. Bragança, em 1908, entre São Luiz e Timboteua, mostrando a localização da estação de Livramento (entre os limites da colônia São Luiz e o rio Maracanã). O rio Livramento, citado, deveria talvez ser outro, junto à estação, ou então o mesmo Maracanã, conhecido por outro nome. Notar no mapa a data de 1903 como instalação da estação, mas outra fonte cita o ano de 1906, inclusive com a permanência da estação por algum tempo como ponta de linha (Revista Brasileira de Geografia, jul-set 1961).
O rio lá em baixo de água escura, tinha o nome do lugar, Livramento
" (Júlia, a "Julinha", 80 anos em 2003, professora da UFPA). Em 2008, sabe-se que a Julinha estava enganada: A ponte do Livramento passa sobre o rio Maracanã. As pontes do Sapucaia, sobre o rio Caeté, a do Livramento e a de Jambu-Açu são os registros materiais mais perenes da antiga estrada de ferro, praticamente indestrutíveis. A do Livramento está bem cuidada e pintada de preto e amarelo. Passa hoje um carro de cada vez. Bem ao lado, na cabeceira, uma caixa d'água igualzinha à da saída de Bragança, só que melhor conservada. O contraste dela (a ponte) com o rio de águas escuras é perfeito. A duzentos metros da rodovia ainda existem as ruínas da velha estação. (Fontes: Wikipedia; Revista Brasileira de Geografia, julho-setembro de 1961; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; José Maria Quadros de Alencar, Blog do Alencar, 23/01/2008)
     

     
     
Atualização: 03.03.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.