A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Timboteua
Peixe-Boi
Anuerá
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Bragança (1906-1965)
PEIXE-BOI
Município de Peixe-Boi, PA
E. F. Bragança - km 156,486 (1960)   RS-4150
Altitude: 11 m   Inauguração: 01.03.1906
Uso atual: ponto comercial (2010)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação, fechou de vez.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Peixe-Boi foi inaugurada em 1906. "De Timboteua, rumávamos para Peixe-Boi, vila maior, rio maravilhoso, era um dos melhores climas do Brasil, lá havia fazendeiros, tinha

ACIMA: A estação de Peixe-Boi, junto à Estação Experimental, localizada entre esta estação e a de Timboteua, em mapa de 1908 (Revista Brasileira de Geografia, jul-set 1961). ABAIXO: Pátio de Peixe-Boi, provavelmente anos 1950. Se a estação é a que está à direita (parece ter uma plataforma e está ao largo dos trilhos, é estranho, pois não está centralizada com a duplicação da linha para manobras (Autor desconhecido).
venda de queijo, todas as pessoas que podiam não deixavam de comprar, pois era de um sabor incomparável
" (Júlia, a "Julinha", 80 anos em 2003, Professora da UFPA). O prédio oiriginal da estação, retratado abaixo, parece ter sido substituído por outro de alvenaria mais tarde, como o que aparece na foto maior, acima. O prédio da estação ainda existia em 2010, mas parece não ser mais o original: segundo Marlon Wanzeller, trata-se de um prédio antigo, de alvenaria, forte, porém abandonado pelo poder público, onde alguns comerciantes estão ocupando irregularmente as dependências da estação para desenvolverem suas atividades.
(Fontes: Marlon Wanzeller; Júlia __; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, 1961)
     

Estação de Peixe-Boi, provavelmente anos 1910. Autor desconhecido
     
     
Atualização: 03.03.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.