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VXY Mogiana em MG
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Japuê
Canindé
Inderê
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ramal de Igarapava-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1904-1971)
FEPASA (1971-1979)
CANINDÉ
Município de Aramina, SP
Ramal de Igarapava - km 134,390 (1938)   SP-0071
Altitude: 580 m   Inauguração: 01.11.1904
Uso atual: moradia (2014)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1904?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Igarapava foi aberto em seu primeiro trecho, em 1899, até Jardinópolis, a partir do local em que seria construída a estação de Entroncamento, um ano depois. Em 1905, chegou a Igarapava, então ainda Santa Rita do Paraizo. Em 1914, atingiria a linha do Catalão, já em Minas Gerais, pouco antes de Uberaba. O ramal atravessava as melhore terras de café do norte do Estado. Em fevereiro de 1979 foi fechado para cargas, e em 10/05/1979 para os trens de passageiros, e substituído pela variante Entroncamento-Amoroso Costa, que correria mais a oeste da linha velha e se tornaria então a continuação do tronco retificado da ex-Mogiana. Os trilhos foram retirados por volta de 1986, sobrando apenas as velhas estações, abandonadas ou com outras funções.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Canindé foi aberta em 1904. Desta estação partia também um trem de carga particular, pertencente ao Cel. Francisco Maximiniano Junqueira, percorrendo cerca de 50 km. O seu acervo compunha-se de seis locomotivas e material rodante próprios, que circulavam na linha da Mogiana até a estação de União (depois chamada de Coronel Quito), transportando lenha, e daí, por seu ramal particular, seguiam até a usina e canaviais do proprietário (Relatório da Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo, 1929). A estação possuía até um depósito de locomotivas próprio, construídos em 1924, devido a esse ramal (*RM-1924). "Canindé era o fim da secção da tração dos residentes em Uberaba. Os maquinistas que vinham de Uberaba voltavam a partir deste ponto. O mesmo ocorria com os que vinham de Ribeirão Preto. Meu avô raramente passava desta estação, pois como servia em Uberaba ele ia até Canindé ou Jaguará ou Araguari" (Paulo Cury, 02/2009). Em 1979, com os ramais particulares já desativados em Coronel Quito, a estação de Canindé deixou definitivamente de funcionar, com a supressão do ramal original de Igarapava, que passou a seguir pela nova variante Entroncamento-Amoroso Costa, mais para oeste da antiga linha. A estaçãozinha, hoje, ainda existe, em mau estado de conservação e servindo de moradia, mas com as lousas de marcação de horários ainda intactas. O bairro do Canindé fica perdido no meio de um imenso canavial, podendo ser alcançado por uma estrada de terra, uma reta de 6 km que sai do

ACIMA: Esquema do pátio de Canindé em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).
trevo de Buritizal, na via Anhanguera. O morador da estação disse-me que Canindé já foi muito maior, e que um dos prefeitos de Aramina - município recente, ao qual o bairro hoje pertence - ofereceu casa pronta em uma vila perto da cidade (bairro de Canindezinho) em troca dos terrenos de quem tivesse a escritura de posse em Canindé, no sentido de acabar com o bairro. Mesmo assim, não foram todos, mas muitas casas foram derrubadas: hoje, elas não chegam a vinte, algumas delas muito bonitas, certamente remanescentes do tempo em que Canindé era o ponto de partida dos trens do Dr. Junqueira. "Canindé foi um local próspero, pois na época das locos a vapor era um depósito de lenha além de ponto de troca de locos e o número de funcionários era grande. O local tinha cinema, restaurante e outras coisas. Com a entrada em circulação das locos a diesel o tráfego passou a ser direto, daí foi decaindo, hoje o Bairro de Brejão, distante 6 km e ás margens da Anhanguera tem recebido certas melhorias, asfalto... com isto o Canindé estagnou e vai decrescendo. A região toda era só cerrado (Japuê, Canindé, Inderê) que hoje se transformou em canavial da Usina Junqueira cuja moagem é feita em Coronel Quito. O cerrado já pertencia à família Junqueira" (Abimael Simões, 11/2005). Ainda eestava de pé em 2014 e sendo moradia.
     

A estação por volta de 1910. Foto do album da Mogiana, cortesia A. C. Belviso

A fachada, em 17/06/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Foto do lado da plataforma, em 17/06/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Em 17/06/2000, a estação é uma moradia. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 11.03.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.