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VXY Mogiana em MG
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Parada Santa
Cantareira
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Cantareira-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
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Cia. Cantareira (1894-1941)
E. F. Sorocabana (1941-1964)
CANTAREIRA
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 12,532 (1960)   SP-1084
Altitude: 816 m   Inauguração: 23.09.1894
Uso atual: depósito da Sabesp (2018)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1893
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tramway da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais para a construção da adutora que traria água do reservatório da Cantareira. No ano seguinte ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação do Pari, na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé. Em 23/09/1895, foram instituídas viagens de recreio para a população nos domingos e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se diário. Como a estação inicial de embarque para o público, na rua João Teodoro, era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907 os trilhos até o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção do ramal para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária e o Governo tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve interessados. O trem era entretanto o único meio de transporte até os bairros mais afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941, foi incorporado à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou muito. A bitola estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica em 1947 no trecho mais longo (Tamanduateí- Guarulhos) e em 1959 no trecho original, enquanto a projetada eletrificação nunca veio. Em 1964, foi extinto o trecho original e em 31/05/1965, o trecho que sobrou, Areal-Guarulhos, foi suprimido de vez. No lugar do trecho entre a Luz e Santana existe hoje a linha do metrô, que também segue depois disso, até o Tucuruvi, o trecho aproximado do antigo ramal de Guarulhos.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1894, como terminal da linha da Cantareira, quando houve as primeiras viagens do trem de passageiros em finais de semana que passaram a percorrer as linhas do tramway. Esta data de 23 de setembro. Também a data de 9 de novembro de 1893 pode ser considerada como a de abertura (ver caixas abaixo, de 1893 e 1894). Trens cargueiros já estavam utilizando a linha em 1893 - aliás, estes últimos forsam o motivo da ferrovia ter sido construída.

Ali se recebiam os materiais que possibilitaram a construção do sistema de abastecimento que até hoje serve à Capital. Ainda em 1894 (Ver caixas abaixo, de 1893 e 1894) passou também a ser usado como ponto de piqueniques para os paulistanos, que ali desciam do trem.

Em 1964 foi desativada, com a linha, e a área toda passou a ser propriedade da Sabesp, que ali mantém hoje um clube.

Em 2017, a estação estava de pé, servindo como depósito, ao lado dos brinquedos do parque.

1893-94
À ESQUERDA:
O tráfego na linha foi aberto em 9 de novembro de 1893 e os trilhos já estavam em seu lugar no percurso de 12 quilômetros, ou seja, todo o percurso da estação inicial até a Cantareira (O Estado de S. Paulo, 4/7/1894).
1894
À ESQUERDA:
Anunciando a inauguração da linha Rua São Caetano-Cantareira para o dia seguinte, 23 de setembro (O Estado de S. Paulo, 22/9/1894).

ACIMA: Estação da Cantareira (atrás das duas casas, à esquerda) em 1894 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR) (Foto Pierre Doumet/Programa de Memoria SABESP).
1900
À ESQUERDA:
Um restaurante para a estação O Estado de S. Paulo, 09/05/1900).
1912
À ESQUERDA:
Tabela de horários da ferrovia, saindo da estação que ficava, ainda na época, à rua 25 de Março (Guia do Estado de S. Paulo, Pocai & Weiss, 1912).

ACIMA: Trem da Cantareira na estação da Cantareira. Anos 1920? (Cartão postal).

ACIMA: Trem da Cantareira na estação. Sem data (Cartão postal).
1936
À ESQUERDA:
Acidente na estação da Cantareira (O Estado de S. Paulo, 28/4/1936).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Werner Vana; Jorge Shalosh; Pierre Doumet; Programa de Memoria SABESP; Waldemar C. Stiel; Marcello Tallamo; Júlio César de Paiva; Massami Kishi; Diario Popular, 1968; Antonio Fonseca e Domingos Angerami: Guia do Estado de S. Paulo, Pocai & Weiss, 1912; Comissão de Saneamento da Capital, 1895; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1942-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em croquis da Comissão de Saneamento da Capital, em 1895

A estação em 1909. Mostra também a locomotiva nr.3, uma
0-4-2T. Cartão postal

Cartão postal mostrando a estação, sem data. Cedido por Marcello Tálamo

Trem diesel partindo da estação em 1962. Foto Massami Kishi

A estação em 1968. Diario Popular, 6/6/1968

A estação em 09/09/2001. Foto Júlio César de Paiva

A estação em 09/09/2001. Foto Júlio César de Paiva

A estação em 09/09/2001. Foto Júlio César de Paiva

A estação em 2009. Foto Jorge Shalosh
     
Atualização: 13.11.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.