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VXY Mogiana em MG
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Tremembé
Parada Santa
Cantareira
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Cantareira-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2017
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Cia. Cantareira (n/d -1941)
E. F. Sorocabana (1941-1964)
PARADA SANTA
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km   SP-2659
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tramway da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais para a construção da adutora que traria água do reservatório da Cantareira. No ano seguinte ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação do Pari, na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé. Em 23/09/1895, foram instituídas viagens de recreio para a população nos domingos e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se diário. Como a estação inicial de embarque para o público, na rua João Teodoro, era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907 os trilhos até o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção do ramal para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária e o Governo tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve interessados. O trem era entretanto o único meio de transporte até os bairros mais afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941, foi incorporado à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou muito. A bitola estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica em 1947 no trecho mais longo (Tamanduateí-Guarulhos) e em 1959 no trecho original, enquanto a projetada eletrificação nunca veio. Em 1964, foi extinto o trecho original e em 31/05/1965, o trecho que sobrou, Areal-Guarulhos, foi suprimido de vez. No lugar do trecho entre a Luz e Santana existe hoje a linha do metrô, que também segue depois disso, até o Tucuruvi, o trecho aproximado do antigo ramal de Guarulhos.
 
A ESTAÇÃO: A Parada Santa ficava na atual rua São Cleto, que era o leito da antiga linha da Cantareira.

Uns dizem que o nome da parada derivaria de uma caverna lá existente, na qual um padre dava sua benção, outros que de uma certa dona Santa Belmonte, vendedora de doces, boazinha com os ferroviários dando-lhes frutas e verduras.

Em 2017, existiam apenas duas construções ainda do tempo em que a parada funcionava, até os anos 1960; o resto em volta, bastante construído atualmente, são prédios bem mais recentes. O local da parada está a poucos metros de onde estava sendo construído Rodoanel, seção norte, ainda não completado em 2017. Se o tramway ainda existisse hoje, o Rodoanel o cruzaria nesse ponto.

ACIMA: Chácara ainda existente na área de Parada Santa (Foto Ralph M. Giesbrecht em 15/1/2017).
     
     
     
     
Atualização: 17.01.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.