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Tibúrcio
Capivari
Rafard
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seção Ituana - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. Ytuana (1875-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-c.1990) |
CAPIVARI
Município de Capivari, SP |
Ramal de Piracicaba - km 191,371 |
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SP-1079 |
Altitude: 512 m |
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Inauguração: 21.10.1875 |
Uso atual: Secretaria Municipal da Cultura (2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1918 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo
da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e
Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União
Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto
terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877.
A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905,
com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal
- algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve
o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para
trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980.
Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa
Pinto. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em
1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos
até meados dos anos 1980. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados,
foram retirados pela agora FEPASA. |
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A ESTAÇÃO: O primeiro trem
chegou a Capivari "com trafego provisorio" em 12 de fevereiro
de 1875. O tráfego definitivo foi inaugurado no final desse ano, juntamente
com a estação: 21 de outubro ou 23 de outubro - fica a dúvida.
Em 1888, o relatório da Ytuana escreve: "A 1º de Dezembro foi encontrada
a estação de Capivary arrombada. Foi feito o competente auto
de corpo de delicto, e todas as providencias tomadas para se descobrir
o malfeitor. Não se conseguiu porém provar evidentemente o culpado
desse attentado, mas não se encontrando desfalque algum importante,
e sómente a ausencia de documentos que provavam a desidia de
um empregado subalterno, acredita-se que aquelle arrombamento foi
expressamente feito para fazer desaparecerem aquelles documentos.
O respectivo empregado foi demitido e ordem expressa foi dada ao chefe
d'aquella estação para não abandonal-a durante a noite".
Em 1901, o prédio foi reconstruído.
O prédio da estação atual foi construído somente em 1918, com projeto
de Cândido Mota Filho.
Com a quilometragem marcando 191,371 km (distância a partir de São
Paulo, passando por Mairinque), na placa ainda existente
na fachada do prédio, a estação de Capivari é a segunda maior
do ramal, tanto em comprimento quanto em altura, com um belo relógio
sobre ela.
Serviu por muito tempo como posto da Polícia Metropolitana e para
isso servia quando lá estive da primeira vez, em 1998. É
com certeza a estação mais bonita do ramal.
"A antiga Estação de Capivari está abrigando a “Associação
de Educação do Homem de Amanhã” (Guardinha Capivari). Mas quem estava
usando o pátio a todo vapor é uma tal de “Turma do Brejo”, preparando
os materiais para o carnaval. Bem, o aspecto geral do local não é
dos melhores. Se bem que a localização da estação também não seja
das melhores" (Carlos Roberto de Almeida, 30 de janeiro
de 2008).
Porém, na minha segunda visita em outubro de 2015, tive uma
surpresa ruim: o prédio estava totalmente abandonado e em início
de ruína e depredação.
Em 2021, estava reformada e abrigando a Secretaria Municipal da cidade. O endereço atual é avenida Candido Mota, 135, na Vila Santa, originalmente no lkimite sul da zona urbana da cidade.
(VEJA MAIS FOTOS DA ESTAÇÃO
EM 2008)
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1875
AO LADO: A estação será inaugurada dia 21 de outubro - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VER TODA A REPORTAGEM (A Provincia
de S. Paulo, 16/10/1875). |
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1875
AO LADO: Chamada para a inauguração no dia 21 de outubro (A Provincia
de S. Paulo, 18/10/1875). |
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1875
AO LADO: Confirmação da inauguração da linha em 21 de outubro (A Provincia
de S. Paulo, 23/10/1875). |
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1875
AO LADO: Relatorio do dia da inauguração da linha de Jundiaí até a estação de Capivary no dia 21 de outubro - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VER TODA A REPORTAGEM (A Provincia
de S. Paulo, 24/10/1875). |

ACIMA: Horario dos trens para Capivari a partir
de 23 de outubro de 1875 (A Provincia de S. Paulo, 28/10/1875).

ACIMA:
Horarios dos trens Jundiahy-Capivary e Ytu-Itaici em 1877 - CLIQUE SOBRE O HORARIO PARA VÊ-LO EM MAIOR RESOLUÇÃO (A Provincia de S. Paulo, 4/1/1877).
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1887
AO LADO: Um ano antes da libertação dos escravos, o povo da cidade já apoiava a medida em Capivari (A Provincia
de S. Paulo, 7/10/1887). |
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1893
AO LADO: Assassino é preso na estação de Capivari (O Estado
de S. Paulo, 25/11/1893). |
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1892
AO LADO: Dois acidentes próximos a Capivari aumentavam a desconfiança do povo quanto Às condições da estrada em Capivari - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VER A REPORTAGEM TODA (O Estado
de S. Paulo, 3/3/1892). |
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1898
AO LADO: Baldeação na ponte do Pinho próxima a Capivari (O Estado
de S. Paulo, 17/9/1898). |

ACIMA: Melhorias
na estação - ainda a antiga - de Capivari em 1912 (O
Estado de S. Paulo, 6/7/1912).

ACIMA: Reclamações quanto a atrasos da
Sorocabana na estação de Capivari (O Estado de S. Paulo,
15/3/1913).

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1929
AO LADO: Enchente do rio
Capivari isolou a estação (O Estado
de S. Paulo, 19/1/1929). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Instalação de água |

ACIMA: Mapa
do ramal no município de Capivari, que em 1960 ainda englobava
o atual município de Rafard. Notar no mapa que havia três
travessias sobre o rio. A fotografia acima mostra a ponte logo à
direita de Capivari (no mapa). Notar também no mapa que existem
dois pequenos ramais de usinas saindo de Rafard e que, no canto direito
superior, existe também uma ponta de um dos ramais da usina
Santa Barbara, que tinha origem no ramal de Piracicaba da Cia. Paulista (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR) (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XI, 1960).

ACIMA: Pátio de Capivari, junto ao armazém
ferroviário, nos anos 1980 (Autor desconhecido).

ACIMA: Bonita e imponente, mas perdida em meio a
uma área não bem cuidada, a antiga estação
nunca mais verá seus dias de glória... (Foto Wilson de Santis Jr., maio de 2009.

ACIMA: ...onde
o dístico da Sorocabana e a data em algarismos romanos (1917)
eram dados que dão importância à construção
(Foto Wilson de Santis Jr., maio de 2009).

ACIMA: Ponte do antigo ramal sobre o rio Capivari,
no que hoje é a divisa entre os municípios de Capivari
e Rafard (Foto Amauri Aparecido Zardeto em 4/12/2010).

ACIMA: A cidade de Cpivari em 2021 (Google Maps).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Amauri
Aparecido Zardeto; José Pinto Siqueira Jr.; Antonio Gorni;
Irineu Moura; Helcio
Tagliolatto; Adriano Martins; Wilson de Santis Jr.; Carlos Roberto
de Almeida; A Provincia de S. Paulo, 28/10/1875; O
Estado de S. Paulo, 1912-13; IBGE: Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, vol. XI, 1960;
Cia. Ytuana: Relatórios anuais, 1872-91; E. F. Sorocabana:
Relatórios anuais, 1892-1969; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A estação em 07/04/1967. Foto cedida por Antonio
Gorni |

A estação em 1980. Foto José Pinto Siqueira
Jr. |

A estação em 1980. Foto José Pinto Siqueira
Jr. |

Em 1982, a estação, ainda ativa. Foto Helcio Tagliolatto
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Em 1982, a estação, ainda ativa. Foto Helcio Tagliolatto
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A estação, lado da plataforma, em 02/04/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação, lado da plataforma, em 02/04/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação, lado da plataforma, em 02/04/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação, em 05/2003. Foto Adriano Martins |

A estação em 05/2009. Foto Wilson de Santis Jr.
Ao lado, a estação abandonada e em início
de ruína em 2/10/2015. Fotos Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
10.05.2021
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