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Capivari
Rafard
Leopoldina
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seção Ituana - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Ytuana (1884-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971) |
RAFARD
(antiga VILLA RAFARD)
Município de Capivari, SP (1884-65)
Município de Rafard, SP(1965-)
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Ramal de Piracicaba - km 194,845 |
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SP-2252 |
Altitude: 508 m |
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Inauguração: 23.09.1884 |
Uso atual: Departamento de Cultura e Turismo
(2008) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1906 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873,
partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí
e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União
Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto
terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877.
A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905,
com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal
- algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve
o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido em
1966 e seus trilhos foram retirados em 1969. O tráfego de passageiros
entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga
continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 1980. Por
volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora
FEPASA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Villa Rafard, inaugurada em 1884 (ver caixa abaixo, de 1884) foi construída especificamente
para atender ao engenho central de Capivari, a seu lado.
Foi depois de alguns anos fechada e depois reaberta em 1890 (ver caixa abaixo, de 1890).
Depois, foi totalmente reconstruída
em 1899 e outra vez, em 1906 (cf. relatorios da EFS da época).
Desta estação saíam também pelo menos
dois ramais ferroviários de usinas locais. O engenho de Capivari tinha também seus trilhos, que começaram a ser colocados no início de 1884 (ver caixa de 1884, abaixo).
Em 1886 já havia junto a ela
uma escola mista e o local era chamado de "estação
de Villa Rafard" (O Estado de S. Paulo, 16/6/1898 - veja caixa abaixo, de 1886).
No dia 1° de julho de 1934, o nome da estação foi alterado
para Rafard. Ao lado da estação estava a Usina Rafard,
responsável pela existência da estação e, depois, como conseqüência,
da própria cidade, que se emancipou de Capivari em 1965.
A estação foi fechada pela Sorocabana em 1/6/1971, quando
o ramal ainda funcionava, "em virtude da redução
do seu movimento comercial, verificado nos últimos meses"
(O Estado de S. Paulo, 10/6/1971).
O prédio da estação, depois de anos de abandono, estava funcionando
como restaurante em 1998. Depois de ser abandonada novamente por um
bom tempo e, em 2006, restaurada, funcionou como o Clube de Autos
Antigos Capivary. Em 2008 já havia mudado: "A Estação
de Rafard, depois de desativada, já serviu para quase tudo. Atualmente
ali está instalado o “Departamento de Cultura e Turismo” da Prefeitura.
O prédio está bem conservado. Também há a pequena locomotiva de n.º
10 “Davenport” para compor a paisagem" (Carlos Roberto
de Almeida, 30/1/2008).
1884
AO
LADO: Instalação da estação
em 1884 (A Provincia de S. Paulo, 23/9/1884). |
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1884
AO
LADO: Trilhos no engenho central(A Provincia de S. Paulo, 9/1/1884). |
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1886
AO
LADO: Prova da existência da estação
já em 1886 (A Provincia de S. Paulo, 8/4/1886).
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1890
AO
LADO: A estação ferroviaria foi criada e depois removida? Pois agora foi reaberta! (O Estado de S. Paulo, 27/3/1890). |
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1890
AO
LADO: Tambem a agencia postal na estação tinha sido criada e depois removida? (O Estado de S. Paulo, 24/10/1890). |
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1951
AO
LADO: O chefe da estação se aposenta (O Estado de S. Paulo, 30/3/1951). |
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1951/52
AO
LADO: Movimento na estação ferroviária
de Rafard em 1951 (O Estado de S. Paulo, 24/6/1952).
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ACIMA: Mapa da linha do ramal de Piracicaba
em 1960, época em que Rafard ainda fazia parte do município
de Capivari. Reparar nos dois ramais que saíam da estação (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AMPLIÁ-LA) (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XI, 1960).
1966
AO
LADO: A cidade de Rafard em 1966, um ano depois de sua
autonomia como município (O Estado de S. Paulo, 20/3/1966).
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(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa
local; José Pinto Siqueira Jr.; Adriano Martins; Claudio Anacretto;
Carlos Roberto de Almeida; A Provincia de S. Paulo,
1886; O Estado de S. Paulo, 1898, 1952 e 1971; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XI, 1960; www.rafard.sp.
gov.br; E. F. Sorocabana: relatórios, 1872-1969; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Rafard, em 1980, ainda servindo a
uma linha operacional apenas para cargas. Foto José Pinto
Siqueira Jr. |
A estação em 9/10/1992. Foto Carlos Roberto de Almeida |
A estação, em 2/4/1998. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A estação, em 2/4/1998. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A estação, como restaurante, em 2/4/1998. Foto
Ralph Mennucci Giesbrecht |
O restaurante fechou e a estação está abandonada,
em 05/2003. Foto Adriano Martins |
A estação em 2006. Foto do site www.rafard.sp.gov.br |
A estação em 2008. À frente, uma locomotiva
Davenport. Foto Carlos R. Almeida |
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Atualização:
11.03.2022
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