A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Engenheiro Acrisio
Capricórnio
Quilômetro 158
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
FEPASA (1985-1998)
CAPRICÓRNIO
Município de Mairinque, SP
Variante Boa Vista-Guaianã -
km 161,233 (1994)
  SP-1096
Altitude: -   Inauguração: 03.06.1985
Uso atual: abandonada (2004)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1985
 
 
HISTORICO DA LINHA: Por volta de 1977, foi aberta pela Fepasa uma linha ligando a estação de Boa Vista, da antiga CP e nos subúrbios de Campinas, às proximidades da estação de Helvetia, esta na linha do ramald e Campinas da ex-Sorocabana. Em 1985, a continuação desta linha uniu-a às proximidades de Cangüera, na Mairinque-Santos, passando por fora do pátio de Mairinque. A variante Boa Vista-Guaianã, como foi chamada, unia na prática a antiga Mogiana diretamente ao porto de Santos e era na prática a retificação do ramal de Campinas, que por sua vez englobava uma parte da linha original da antiqüíssima Ituana. Com isso, versões novas de antigas estações foram criadas, todas as estações do ramal de Campinas foram desativadas com o próprio ramal, e a única estação remanescente na linha foi a de Pimenta (original), exatamente onde os dois leitos - o velho e o novo - se cruzaram. A linha hoje tem um dos maiores movimentos ferroviários do Estado.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Capricórnio foi aberta em 1985, junto com a variante Boa Vista-Guaianã. Seu nome deriva do Trópico de Capricórnio, que passa junto a ela. Era um pátio de cruzamento, como as outras: nunca foi estação de passageiros. O pátio estava desativado em 2004, a estação de pé, embora em ruínas, tendo o mesmo estilo das outras da linha, inclusive com placa e tudo. Fica num lugar muito bonito na ponta de uma "ferradura".

ACIMA: Junto à plataforma da estação de Capricórnio, o enorme cargueiro da FEPASA posa para uma fotografia no já distante ano de 1991 (Acervo Eliana Belo Silva).
(Fontes: Stenio Gimenez; Décio Marques; Antonio Carreão; Rodrigo__; Eliana Belo Silva)

     

Pátio de Capricórnio em 1998. Foto Antonio Carreão

A estação de Capricórnio, em ruínas, em 2002. Foto Antonio Carreão

A estação em 2004. Foto Rodrigo --

A estação em 27/12/2009. Foto Stenio Gimenez
   
     
Atualização: 30.04.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.