A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Paraisolândia
Charqueada
São Pedro
...

seção Ituana - 1935

IGGSP-1928
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
...
 
Cia. Ytuana (1887-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1966)
CHARQUEADA
Município de Charqueada, SP
Ramal de Piracicaba - km 274,621   SP-1127
Altitude: 600 m   Inauguração: 01.10.1887
Uso atual: depósito da Prefeitura (2009)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1929
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980. Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa Pinto e para a Dedini. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 15/2/1977, último dia de circulação e cinco dias antes do centenário da linha, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 1980. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.
 
A ESTAÇÃO: "No dia 1 de outubro (de 1887) autorizei a abertura ao trafego provisorio da parte construida, na extensão de 39 kilometros, da estação de Piracicaba á da Charqueada, dando a Companhia começo ao serviço no dia 2 do mesmo mez, fazendo correr semanalmente 4 trens mixtos. Este servoço continúa com caráter provisorio" (português da época) (Relatório ao Presidente da Província referente ao ano de 1887).

Neste mesmo ano, em 12 de março, a estação passou a ser também agência dos correios, bem como as de bem como as de Paraízo (Paraizolândia) e de João Alfredo (Artêmis), ali próximas.

Foi chamada antigamente de Xarqueada. Pouco antes da abertura, em 1886, a estação foi também chamada pela Ytuana de Bela Vista (ver caixa abaixo).

Foi desativada em 1966, com a supressão do trecho entre Piracicaba e São Pedro.

A estação de Charqueada fica na saída da cidade, sentido de Ipeúna. A estação servia em 2009 como depósito da Prefeitura e o estado externo era apenas razoável.

1886
AO LADO: Boa Vista era um bairro de Charqueada. A Ytuana referiu-se a este bairro no nome do local, provavelmente. A estação aqui citada ficava na posição aproximada de "duas leguas" (cerca de 12 quilômetros) antes de São Pedro (A Provincia de S. Paulo, 24/09/1886).
1892
AO LADO:
Maquinista dorme demais, perde a hora e trem sai atrasado (A Provincia de S. Paulo, 31/3/1892).

ACIMA: Estação de Charqueada, anos 1960, consta como sendo a última viagem no ramal (Acervo Paulo Roberto Szabadi).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; José Pinto Siqueira Jr.; Hermes Y. Hinuy; Adriano Martins; Paulo Roberto Szabadi; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; Relatório ao Presidente da Província referente ao ano de 1887; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Charqueada, 1980. Foto José Pinto Siqueira Jr.

A antiga estação, em 17/03/1998, como depósito. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 29/06/2005. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em 29/06/2005. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em 11/2005. Foto Adriano Martins

A estação em 01/2009. Foto Adriano Martins
     
     
Atualização: 08.03.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.