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Tujuguaba
Conchal
Pádua Salles
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Ramal de P. Salles - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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Cia. Carril Funilense
(1912-1921)
E. F. Sorocabana (1921-1960) |
CONCHAL
(antiga ENGENHEIRO COELHO)
Município de Conchal, SP |
Ramal de Pádua Salles -
km 270,104 (1934) |
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SP-1139 |
Altitude: 578 m |
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Inauguração: 02.11.1913 |
Uso atual: Órgão da Prefeitura (2016)
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Carril Funilense foi inaugurada em 18/09/1899 pela Cia. Agrícola
Funilense, de Funil (hoje Cosmópolis), com bitola de 60 cm, saindo
do centro de Campinas e chegando até a atual Cosmópolis, na época
chamada de Barão Geraldo de Rezende. Em 1904, por parte de um empréstimo
não honrado, o Governo do Estado ficou com a ferrovia. Em 1906, a
bitola foi ampliada para a métrica; em 1913, a ferrovia já chegava
ao seu ponto máximo, em Pádua Salles, margem do rio Mogi-Guaçu. Em
01/09/1921, a Sorocabana incorporou a linha, que em 1924 passou a
sair da nova estação da EFS em Campinas, e com o nome de Ramal de
Pádua Salles, com 93 quilômetros. A linha foi fechada no início de
1960, tendo os trilhos arrancados pouco tempo depois. Hoje são bem
poucos os resquícios da velha Funilense. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Conchal foi inaugurada em 1912 pela Funilense, para atender
o núcleo colonial Visconde de Parnahyba, estabelecido
pelo Governo do Estado dois anos antes, em terras da fazenda Conchal,
então pertencente ao município de Mogi-Mirim.
Relatórios estaduais afirmam claramente que a linha até
Conchal foi aberta ao tráfego em 2 de julho de 1912
e não dezembro de 1913 como informam algumas fontes.
A cidade formou-se a partir do núcleo colonial e a estação
tomou o nome da fazenda, pois foi o dono desta fazenda, Alfredo
Eduardo de Oliveira, que fez o acordo de terras com a ferrovia.
Em 1920, o relatório do
Presidente do Estado ao Congresso estadual informava que "em
Visconde de Indaiatuba, servido pela estação Engenheiro
Coelho, estão em montagem uma usina de açúcar
e uma fábrica de manteiga". Veja a menção
ao nome atual da estação - o relatório foi emitido
em 1921. Neste mesmo ano, linha e estação passaram
a fazer parte da malha da Sorocabana, que passou a administrar a linha,
incorporando-a sob o nome de ramal de Pádua Salles.
Esta estação, no entanto, era a de Conchal -
o nome de Engenheiro Coelho ainda vigorava nela. (ver caixa
abaixo). Veja também que os nomes do núcleo colonial
não batem - Visconde de Parnahyba (1912, veja lá
em cima no texto) ou Visconde de Indaiatuba (1920, neste parágrafo)?
Este último era o correto, na verdade.
Em 1/setembro de 1923, a estação, até aqui chamada
de Engenheiro Coelho, passou a chamar-se Conchal.
A estação foi desativada em 1960, com a linha, mas ainda
existe: restaurada, não tem mais a cobertura da plataforma.
Está ali, no "fim" da cidade, até que bem
conservada e servindo de escola, com um pátio enorme à
sua volta, meio que esquecido por todos...
"Sou fanático por estradas de ferro, pois na minha infância
na cidade de Conchal, SP, existia o hoje extinto ramal de Pádua Sales
da Funilense. Todas as noites, não exatamente as 20h12' como era o
seu horário (das 8h12' em diante como dizia o último chefe da estação,
Sr. Gregório Jose Bechara) desciamos em grupo de 12 a 15 amigos até
a estação para ver o trem chegar. A maioria das vezes era somente
o Sr. Maurício Heremann, o estafeta, quem descia do trem. Era a única
coisa que havia de entretenimento durante à noite em Conchal e lembro
que as ruas eram fracamente iluminadas pela antiga SACERC - S/A -
Centrais Elétricas de Rio Claro. O trem passava e o jeito era voltar
para casa e esperar pelo dia seguinte. Quando a ferrovia foi desativada
eu tinha de 13 para 14 anos, mas ela deixou muitas saudades"
(Ettore Manoel Gaspar, Matão, 10/2002).
1915
AO LADO: Problemas na
estação então ainda Engenheiro Coelho
(O Estado de S. Paulo, 2/10/1915).
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1923
AO LADO: Mudança
de nomes nas estações de Guaiquicá e
de Engenheiro Coelho em 1o de setembro de 1923 - mas a noticia
é de 7 meses mais tarde, em 1924 (O Estado
de S. Paulo, 11/4/1924).
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1923
AO LADO: Iluminação
chega à estação (O Estado de S. Paulo,
26/4/1923).
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1923
AO LADO: Fim do nucleo
colonial de Indaiatuba (O Estado de S. Paulo, 9/8/1923).
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1927
AO LADO: Morte na estação (O Estado de S.
Paulo, 3/7/1927).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Reparação e pintura de casas de turma
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Coaraci Camargo; Ettore Manoel Gaspar; Prefeitura de Conchal; O Estado
de S. Paulo, 1909, 1915, 1924 e 1927; Correio Popular, Campinas, 2009;
E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1922-61; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Conchal, ainda ativa (sem data).
Foto do site da Prefeitura de Conchal |
Meio que perdida nos limites da zona urbana de Conchas... |
... a antiga estação resiste em suas formas simples
mas bonitas... |
... dando um certo charme à cidade e fazendo-a lembrar
que um dia um trem passou por ali... |
... trazendo o progresso, sem o qual a cidade hoje não
existiria. Fotos de Ralph M. Giesbrecht, em 11/03/2002 |
A estação em 01/2006. Foto Coaraci Camargo |
Fachada da estação em 30/3/2016. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
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Atualização:
17.02.2018
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