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VXY Mogiana em MG
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Ecatu
Cosmorama
Simonsen
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Tronco EFA-1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Araraquara (1943-1971)
FEPASA (1971-1998)
COSMORAMA
Município de Cosmorama, SP
Linha-tronco - km 278,261 (1960)   SP-0008
Altitude: 538 m   Inauguração: 15.06.1943
Uso atual: moradia (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cosmorama foi aberta em 1943, a quase três quilômetros a sudoeste da sede do então distrito.

"Eu costumava roçar mato numa fazenda de Cosmorama, ali perto da linha, lá pelos anos 1950 e 1960. O trem era o nosso relógio. A estação ficava fora da cidade - ainda fica - eu me lembro que o local tinha uma estaçãozinha e duas casinhas de turma" (Gonçalo, motorista de táxi em São Paulo, nov/99).

Em 1986, a estação já estava abandonada. A estação, ainda longe do centro, fica
do outro lado da rodovia Euclides da Cunha.

Estava em 2009 habitada por uma família que a conserva. Em sua frente havia uma praça bem cuidada e moradores locais jogando conversa fora mansamente. Em 2017 a situação parecia que não se alterou muito.


ACIMA: "Local onde se instalará a estação de Cosmorama" (Folha da Manhã, 24/9/1941).
Durante a guerra, em 1943, a EFA continuava a avançar sua linha, então ainda métrica: "Tiveram prosseguimento os serviços de prolongamento até Porto Presidente Vargas. A ponta dos trilhos, a 31 de dezembro (de 1943), alcançava a estaca 3.657 - 73,140 km, portanto, além de Mirassol. O serviço de terraplenagem achava-se concluído até a estaca 4.165. Durante o exercício foram assentados 22,520 m de linha. Foram abertas ao tráfego a 15 de junho e a 1o de outubro , respectivament, a estação de Cosmorama, no km 58,737 e Posto E (depois Ecatu - nota do autor), localizado no km 44,202 do prolongamento".
AO LADO: De "A Vida Administrativa de São Paulo em 1943, relatório apresentado ao Pres. Getúlio Vargas pelo Interventor Federal Fernando Costa, IOESP, 1944, p. 175.
(Fontes: Silvio Rizzo; Antonio Ravagnani; Rodrigo Cabredo; Gonçalo -; Hermes Y. Hinuy; Rafael Correa; Folha da Manhã, 1941; IOESP: A Vida Administrativa de São Paulo em 1943, Fernando Costa, 1944; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Cosmorama, em 1954. Foto cedida por Antonio Ravagnani

Fachada da estação, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

Plataforma da estação, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

A plataforma da estação, em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo

Fachada da estação de Cosmorama, em 23/01/2002. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em 02/2009. Foto Rafael Correa

A estação em 12/5/2017. Foto Silvio Rizzo

A estação em 12/5/2017. Foto Silvio Rizzo
 
     
Atualização: 25.06.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.