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VXY Mogiana em MG
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Montana
Costa Pinto
Recreio
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seção Ituana - 1935

IGGSP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Ytuana (1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)

E. F. Sorocabana (1919-1966)
COSTA PINTO
Município de Piracicaba, SP
Ramal de Piracicaba - km 250,612   SP-0007
Altitude: 489 m   Inauguração: 1888
Uso atual: demolida entre 2008 e 2020   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1899
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980. Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa Pinto e para a Dedini. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 15/2/1977, último dia de circulação e cinco dias antes do centenário da linha, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 1980. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.
 
A ESTAÇÃO: Construída ainda pela Ituana para atender a Usina Costa Pinto, ainda hoje existente ao norte da cidade de Piracicaba, a estação de Costa Pinto, inaugurada em 1888, já em 1899 tinha o seu edifício reconstruído.

A estação foi finalmente desativada em 1966, com o fim das operações do trecho Piracicaba-São Pedro.

O prédio ainda existia em 2008, fechado inclusive com tijolos; era pequeno e simpático. O resto da vila ferroviária ainda parecia estar toda lá então. O local se chama Vila Breda e fica situado atrás da usina, mas já do outro lado do rio Corumbataí em relação às estações mais ao sul.

Em 2020, já havia sido demolida.

1892
AO LADO:
A estação de Costa Pinto tinha correio com pouco movimento. Na de Paraíso era o contrário (A Provincia de S. Paulo, 28/5/1889).

1892
AO LADO:
Acidente próximo à estação de Costa Pinto. Parece que o trem do ramal da usina entrou na linha da Ytuana quando não devia (O Estado de S. Paulo, 1/1/1892).

ACIMA: Da estação e da linha nada mais sobrava em 2020 (Foto Saulo Cabral em 2/1/2020).
     

A estação em 1980. Foto José Pinto Siqueira Jr.

A estação (11/05/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht

Casa de turma na vila ferroviária (11/05/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht

A velha estação de Costa Pinto, em 11/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação dez anos depois, em junho de 2008. Foto Adriano Martins
 
     
Atualização: 10.03.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.