A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Engenheiro Veras
Acopiara
Quincoê
...

Linha-tronco - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Rede de Viação Cearense (1910-1975)
RFFSA (1975-1997)
ACOPIARA
(antiga LAJES e AFONSO PENA)
Município de Acopiara, CE
Linha-tronco - km 365,173 (1960)   CE-3470
Altitude: 291 m   Inauguração: 10.07.1910
Uso atual: em ruínas (2014)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lajes foi inaugurada em 1910 no povoado do mesmo nome, que passou a crescer exatamente por
No dia 16 de janeiro de 1909, o jornal O Estado de S. Paulo publicava a notícia de que "acha-se concluído no prolongamento da E. F. Baturité o trecho da linha de 27 kilometros e 200 metros entre as estações de Miguel Calmon e Affonso Penna. A inauguração desse trecho depende apenas de accordo entre o Governo e os arrendatários da mesma estrada". Pelo visto, demorou um ano e meio para chegarem a esse acordo. Mas nota-se que, ao contrário do que é dito em outra fonte Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959), a estação já se chamava Afonso Pena e não Lajes. Qual será o certo, ou qual será a explicação para a diferença? causa da implantação da estação ferroviária. Nos anos 1920, o então já distrito e a estação passaram a se chamar Afonso Pena (em 1922 já tinha esse nome) e, em 30/12/1943, finalmente Acopiara.
A estação já estava abandonada em 2008. Hoje (2014) está em ruínas.
(Fontes: João Carlos Reis Pinto; Valdecy Alves; Clódio Pereira de Almeida; Daniel Gentili; O Estado de S. Paulo, 16/1/1909 Revista Ilustração Brasileira: "2145 Quilômetros pelo Nordeste Brasileiro", 1922; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Acopiara em 1957. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, 1959

O trem cargueiro da CFN chega ao pátio de Acopiara, em 2002. Foto João Carlos Reis Pinto

A estação em 28/3/2008. Foto Clódio Pereira de Almeida

A estação em ruínas em janeiro de 2014. Foto Valdecy Alves
   
     
Atualização: 27.02.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.