|
|
Rede de Viação
Cearense (1910-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ACOPIARA
(antiga LAJES e AFONSO PENA)
Município de Acopiara, CE |
Linha-tronco - km 365,173 (1960) |
|
CE-3470 |
Altitude: 291 m |
|
Inauguração: 10.07.1910 |
Uso atual: em ruínas (2014) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco,
ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com
a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro
trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes.
Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada
com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade
do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias
formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente
por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária
do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens
de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os
anos 1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Lajes foi inaugurada em 1910 no povoado do mesmo nome, que
passou a crescer exatamente por causa da implantação
da estação ferroviária. Nos anos 1920,
o então já distrito e a estação
passaram a se chamar Afonso Pena (em 1922 já tinha
esse nome) e, em 30/12/1943, finalmente Acopiara. A estação já estava abandonada em 2008. Hoje
(2014) está em ruínas.
No dia 16 de janeiro de 1909,
o jornal O Estado de S. Paulo publicava a notícia
de que "acha-se concluído no prolongamento da
E. F. Baturité o trecho da linha de 27 kilometros e 200
metros entre as estações de Miguel Calmon e Affonso
Penna. A inauguração desse trecho depende apenas
de accordo entre o Governo e os arrendatários da mesma
estrada". Pelo visto, demorou um ano e meio para chegarem
a esse acordo. Mas nota-se que, ao contrário do que é
dito em outra fonte Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1959), a estação já se
chamava Afonso Pena e não Lajes. Qual será
o certo, ou qual será a explicação para
a diferença? |
|
(Fontes: João Carlos Reis Pinto; Valdecy
Alves; Clódio Pereira de Almeida; Daniel Gentili; O Estado de S. Paulo,
16/1/1909 Revista Ilustração Brasileira: "2145
Quilômetros pelo Nordeste Brasileiro", 1922; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, 1959; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Acopiara em 1957. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, 1959 |
O trem cargueiro da CFN chega ao pátio de Acopiara, em
2002. Foto João Carlos Reis Pinto |
A estação em 28/3/2008. Foto Clódio Pereira de
Almeida |
A estação em ruínas em janeiro de 2014.
Foto Valdecy Alves |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
12.10.2021
|
|