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E. F. de Baturité
(1891-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ITAPIÚNA
(antiga ITAÚNA)
Município de Itapiúna, CE |
Linha-tronco - km 135,205 (1960) |
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CE-3496 |
Altitude: 130 m |
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Inauguração: 01.06.1891 |
Uso atual: abandonada (2012) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco,
ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com
a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro
trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes.
Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada
com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade
do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias
formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente
por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária
do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens
de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os
anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itaúna foi inaugurada em 1891.
Mais tarde seu nome
foi alterado para Itapiúna.
O prédio atual certamente
foi construído mais tarde, substituindo o original. Sua arquitetura
remonta aos anos 1950 ou 1960 e estava em 2021 abandonado, com muito mato em volta.
ACIMA: O último trem de passageiros parado
na plataforma de Itapiúna em 1988 (www.itapiuna.com).
(Fontes: Geraldo Langovsky, 2021; Ilustração Brasileira: 2145 Quilômetros
pelo Nordeste Brasileiro, 1922; www.itapiuna.com/2011_08_01_archive.html;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
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A estação de Itaúna original. Autor e data
desconhecidos |
A estação em 2012. www.itapiuna.com |
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Atualização:
16.12.2022
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