A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Campos do Jordão
Damas
Capivari
...
 
E. F. Campos do Jordão (n/d-2007)
DAMAS
Município de Campos do Jordão, SP
Linha-tronco - km 42,8   SP-0109
Altitude: -   Inauguração: 1939
Uso atual: parada de trens   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1939
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Campos do Jordão foi aberta a partir da estação ferroviária de Pindamonhangaba, na E. F. Central do Brasil, pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho em 1914, para o transporte de doentes respiratórios para o hospital na então vila de Campos do Jordão. Um ano depois a ferrovia, com problemas financeiros, foi encampada pelo Governo do Estado. Os primeiros trens eram a vapor, substituídos por trens a gasolina em 1916 e pelos elétricos em 1924. A partir dos anos 1980 passou a ser uma ferrovia apenas de turismo, sendo que o trecho da baixada, até Piracuama, continuou a atender até hoje trens de subúrbio da cidade de Pindamonhangaba. No trecho da ferrovia que fica na área urbana de Campos do Jordão, bondes elétricos fazem também o percurso.
 
A ESTAÇÃO: A parada Damas foi inaugurada em 1939. O nome homenageia José Sebastião de Oliveira Damas, empreiteiro da obra. Lucia, tataraneta do sr. Sebastião Damas, empreiteiro da obra, conta em 21/4/2012 que, por ocasião da paralisação das obras por

ACIMA: Parada Damas em 2014 (Foto Ayrton Camargo da Silva).
problemas nas finanças da empresa concessionária, ele foi a Portugal, onde empenhou todos os seus bens, a fim de que os serviços não ficassem paralisados, tendo doado todo seu dinheiro para a conclusão do empreendimento. Em 18/7/2014, a parada foi tombada pelo município para homenagear a família.
     

Parada Damas em 10/2007. Foto Antonio Gorni
   
     
     
Atualização: 19.07.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.