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VXY Mogiana em MG
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Helvétia
Descampado
Sete Quedas
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ramal de Campinas-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Sorocabana Railway (1914-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
Fepasa (1971-1978)
DESCAMPADO
Município de Campinas, SP
Ramal de Campinas - km 161,629   SP-0108
Altitude: 651 m   Inauguração: 01.08.1914
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1873, foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação de Jundiaí da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana pela Sorocabana em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado até Mairinque, a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre Mairinque e Francisco Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem ao ramal de Campinas. Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense, na nova estação da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal foi abandonado e entre 1991 e 1995 nele funcionou (na parte urbana de Campinas) o VLT, hoje extinto. Os trilhos foram arrancados na primeira década dos anos 2000. Já os do trecho além da área urbana de Campinas sumiram bem antes.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Descampado já estava funcionando provisoriamente desde 1913, sendo inaugurada oficialmente em 1914. A estação, bem com a outras três do trecho Itaici-Campinas (Sete Quedas, Helvétia e Francisco Quirino) foram construídas sob a supervisão de meu tio-bisavô, Howell Louis Fry, engenheiro da Brazil Railway na época e responsável pela implantação do trecho. Foi desativada em 1977/8, com a abertura da variante Boa Vista-Helvétia, mais tarde prolongada para se tornar a Boa Vista-Guaianã. De acordo com moradores do hoje bairro de Descampado, a estação foi demolida para utilização do material de sua construção, o local não é de fácil acesso e está coberto de mato. Não cheguei até lá. A estação ficava mais ou menos na direção da pista principal do Aeroporto de Viracopos, mas do outro lado da rodovia Santos Dumont (SP-75), num ponto alto. "Eu sou de Campinas, trabalhei na Singer do Brasil durante 25 anos e lá, até 1965, era usada a Ituana como transporte de funcionários. A empresa é fabricante de máquinas de costura e móveis". Foi fundada em 1954, inaugurada em maio de 1955 e situa-se na fazenda própria, vizinha ao Aeroporto de Viracopos. Tinha ela um desvio da Sorocabana que entrava em suas instalações. "Até 1965 a estrada de acesso (hoje é a Rod. Santos Dumont que liga Campinas a Sorocaba) era precária. Como a linha da Sorocabana passava atrás da fábrica, foi feito com ela um acordo para o transporte de funcionários, que pegavam o trem em Campinas, na estação do Bonfim (Campinas-Sorocabana), às 6 e meia da manhã. O percurso durava quase uma hora e o pessoal desembarcava em Descampado, estação que ficava nos fundos da área fabril. A estação está hoje em ruínas e coberta de mato. Ali havia um desvio que levava os trilhos para dentro da fábrica e era comum na época se ver os vagões estacionados ali, carregados de madeira bruta. Durante muitos anos após a desativação da linha, uma locomotiva da qual infelizmente não tenho fotos, ficou estacionada no páteo da fábrica. Como tínhamos uma caldeira, na época de manutenção da mesma, a locomotiva era colocada ao lado do prédio da manutenção e se ligavam nela as tubulações de água quente e vapor, de forma que a máquina ficava funcionando como caldeira, estacionária. Já era convertida para óleo cru. Essa locomotiva, que creio ser uma Baldwin, foi doada pela fábrica para a ABPF. Havia até um "fiscal" do trem, que era um funcionário da Singer encarregado de tomar conta do pessoal. Seu nome era Francisco Laite. Quando eu entrei na firma em 1966 o trem de funcionários foi desativado em virtude da implantação de transporte rodoviário - a empresa tinha uma pequena frota de onibus e dois "papa-filas" com cavalos da FNM. Era um trem exclusivo para a Singer, e tinha de seis a oito carros. Durante os anos 1970 e 1980 alguns colegas de firma andavam comigo pela propriedade da fábrica e cheguei a ir até a estação. Na verdade era menor que a de Sete Quedas, mas o mesmo tipo de prédio. Não estive mais lá depois disso, mas soube por pessoal da fábrica que está demolida. De qualquer forma, o acesso mais fácil ao local ainda é pelo terreno da fábrica" (Carlos F. Paula, 01/2002, com algumas correções feitas por Francisco Laite). "As estações Descampado e Sete Quedas EFS foram desativadas antes de 1980, pois, quando a rodovia dos Bandeirantes foi construída, a linha foi cortada. A Bandeirantes foi inaugurada em outubro de 1978. No início, antes da vegetação crescer, ainda dava para ver o corte da ferrovia que foi cortado transversalmente pela rodovia. Ficava no alto do barranco direito, sentido interior, entre a polícia rodoviária e a saída para Campinas, mais perto desta. Dava até para ver as pedras do lastro. Eu conheci a estação de Itaicí em novembro de 1976 e ela funcionava normalmente para cargueiros. Portanto Descampado e Sete Quedas foram desativadas provavelmente em 1977, já que a Bandeirantes foi construída em tempo recorde de 2 anos. Quando as obras chegaram em Jundiaí ainda foi construído um viaduto sobre a linha da Ituana, mas em Campinas a linha já tinha sido cortada" (Carlos Augusto Leite Pereira, 7/4/2012).

ACIMA: Localização da estação de Descampado, traçada por Luiz Souza sobre mapa, em junho de 2011. A fábrica já há muito não é da Singer. A linha tracejada de norte a sul, onde está situada a estação, é a antiga Campinas-Mairinque. A outra linha deve ser a atual Boa Vista-Guaianã (Wikimapia).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht; Carlos Augusto Leite Pereira; Carlos F. Paula; Francisco Laite; Folha da Manhã, 14/5/1955; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 28.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.