|
|
...
Helvétia
Descampado
Sete Quedas
...
ramal de Campinas-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
Sorocabana Railway
(1914-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
Fepasa (1971-1978) |
DESCAMPADO
Município de Campinas, SP |
Ramal de Campinas - km 161,629 |
|
SP-0108 |
Altitude: 651 m |
|
Inauguração: 01.08.1914 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em 1873,
foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação de Jundiaí
da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana pela Sorocabana
em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado até Mairinque,
a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre Mairinque e Francisco
Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem ao ramal de Campinas.
Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense, na nova estação
da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros até 1976.
O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal foi abandonado e
entre 1991 e 1995 nele funcionou (na parte urbana de Campinas) o VLT,
hoje extinto. Os trilhos foram arrancados na primeira década
dos anos 2000. Já os do trecho além da área urbana
de Campinas sumiram bem antes. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Descampado já estava funcionando provisoriamente
desde 1913, sendo inaugurada oficialmente em 1914. A estação,
bem com a outras três do trecho Itaici-Campinas
(Sete Quedas, Helvétia e Francisco
Quirino) foram construídas sob a supervisão de
meu tio-bisavô, Howell Louis Fry, engenheiro da Brazil
Railway na época e responsável pela implantação
do trecho. Foi desativada em 1977/8, com a abertura da variante Boa
Vista-Helvétia, mais tarde prolongada para se tornar a
Boa Vista-Guaianã. De acordo com moradores do hoje bairro
de Descampado, a estação foi demolida para utilização
do material de sua construção, o local não é
de fácil acesso e está coberto de mato. Não cheguei
até lá. A estação ficava mais ou menos
na direção da pista principal do Aeroporto de Viracopos,
mas do outro lado da rodovia Santos Dumont (SP-75), num ponto
alto. "Eu sou de Campinas, trabalhei na Singer do Brasil durante
25 anos e lá, até 1965, era usada a Ituana como transporte
de funcionários. A empresa é fabricante de máquinas
de costura e móveis". Foi fundada em 1954, inaugurada
em maio de 1955 e situa-se na fazenda própria, vizinha ao Aeroporto
de Viracopos. Tinha ela um desvio da Sorocabana que entrava em suas
instalações. "Até 1965 a estrada
de acesso (hoje é a Rod. Santos Dumont que liga Campinas a
Sorocaba) era precária. Como a linha da Sorocabana passava
atrás da fábrica, foi feito com ela um acordo para o
transporte de funcionários, que pegavam o trem em Campinas,
na estação do Bonfim (Campinas-Sorocabana), às
6 e meia da manhã. O percurso durava quase uma hora e o pessoal
desembarcava em Descampado, estação que ficava nos fundos
da área fabril. A estação está hoje em
ruínas e coberta de mato. Ali havia um desvio que levava os
trilhos para dentro da fábrica e era comum na época
se ver os vagões estacionados ali, carregados de madeira bruta.
Durante muitos anos após a desativação da linha,
uma locomotiva da qual infelizmente não tenho fotos, ficou
estacionada no páteo da fábrica. Como tínhamos
uma caldeira, na época de manutenção da mesma,
a locomotiva era colocada ao lado do prédio da manutenção
e se ligavam nela as tubulações de água quente
e vapor, de forma que a máquina ficava funcionando como caldeira,
estacionária. Já era convertida para óleo cru.
Essa locomotiva, que creio ser uma Baldwin, foi doada pela fábrica
para a ABPF. Havia até um "fiscal" do trem, que era
um funcionário da Singer encarregado de tomar conta do pessoal.
Seu nome era Francisco Laite. Quando eu entrei na firma em 1966 o
trem de funcionários foi desativado em virtude da implantação
de transporte rodoviário - a empresa tinha uma pequena frota
de onibus e dois "papa-filas" com cavalos da FNM. Era um
trem exclusivo para a Singer, e tinha de seis a oito carros. Durante
os anos 1970 e 1980 alguns colegas de firma andavam comigo pela propriedade
da fábrica e cheguei a ir até a estação.
Na verdade era menor que a de Sete Quedas, mas o mesmo tipo de prédio.
Não estive mais lá depois disso, mas soube por pessoal
da fábrica que está demolida. De qualquer forma, o acesso
mais fácil ao local ainda é pelo terreno da fábrica"
(Carlos F. Paula, 01/2002, com algumas correções
feitas por Francisco Laite). "As estações Descampado e
Sete Quedas EFS foram desativadas antes de 1980, pois, quando a rodovia
dos Bandeirantes foi construída, a linha foi cortada. A Bandeirantes
foi inaugurada em outubro de 1978. No início, antes da vegetação crescer,
ainda dava para ver o corte da ferrovia que foi cortado transversalmente
pela rodovia. Ficava no alto do barranco direito, sentido interior,
entre a polícia rodoviária e a saída para Campinas, mais perto desta.
Dava até para ver as pedras do lastro. Eu conheci a estação de Itaicí
em novembro de 1976 e ela funcionava normalmente para cargueiros.
Portanto Descampado e Sete Quedas foram desativadas provavelmente
em 1977, já que a Bandeirantes foi construída em tempo recorde de
2 anos. Quando as obras chegaram em Jundiaí ainda foi construído um
viaduto sobre a linha da Ituana, mas em Campinas a linha já tinha
sido cortada" (Carlos Augusto Leite Pereira, 7/4/2012).
ACIMA: Localização da estação
de Descampado, traçada por Luiz Souza sobre mapa, em junho
de 2011. A fábrica já há muito não é
da Singer. A linha tracejada de norte a sul, onde está situada
a estação, é a antiga Campinas-Mairinque. A outra
linha deve ser a atual Boa Vista-Guaianã (Wikimapia).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht; Carlos Augusto Leite
Pereira; Carlos F. Paula; Francisco Laite; Folha da Manhã,
14/5/1955; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.07.2016
|
|