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VXY Mogiana em MG
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Descampado
Sete Quedas
Quilômetro 177
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ramal de Campinas-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana (1914-1971)
Fepasa (1971-1979)
SETE QUEDAS
Município de Campinas, SP
Ramal de Campinas - km 169,495   SP-1557
Altitude: 581 m   Inauguração: 01.08.1914
Uso atual: abandonada (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1873, foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação de Jundiaí da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana pela Sorocabana em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado até Mairinque, a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre Mairinque e Francisco Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem ao ramal de Campinas. Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense, na nova estação da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal foi abandonado e entre 1991 e 1995 nele funcionou (na parte urbana de Campinas) o VLT, hoje extinto. Os trilhos foram arrancados na primeira década dos anos 2000. Já os do trecho além da área urbana de Campinas sumiram bem antes.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sete Quedas foi aberta em 1914, em terras da fazenda do mesmo nome, uma das maiores da região. Foi desativada em 1977/8, com a abertura da variante Boa Vista-Guaianãs. Pelo menos nos últimos anos de funcionamento, a estação não tinha mais desvios, apenas a linha principal. Hoje, a antiga estação está na av. Amilton Alves de Souza, num loteamento favelizado, muito perto do ponto em que a SP-73 (estrada velha Campinas-Indaiatuba) passa pelo pontilhão sobre o rio Capivari. A tal "avenida", não-pavimentada e em precárias condições, parece ser o leito antigo da linha, visto que a estação dá frente para ela. O prédio estava servindo como moradia em 2011. José Fidélis foi funcionário da E. F. Sorocabana e a sua esposa Júlia de 69 anos ainda vivem na estação. "As estações Descampado e Sete Quedas EFS foram desativadas antes de 1980, pois, quando a rodovia dos Bandeirantes foi construída, a linha foi cortada. A Bandeirantes foi inaugurada em outubro de 1978. No início, antes da vegetação crescer, ainda dava para ver o corte da ferrovia que foi cortado transversalmente pela rodovia. Ficava no alto do barranco direito, sentido interior, entre a polícia rodoviária e a saída para Campinas, mais perto desta. Dava até para ver as pedras do lastro. Eu conheci a estação de Itaicí em novembro de 1976 e ela funcionava normalmente para cargueiros. Portanto Descampado e Sete Quedas foram desativadas provavelmente em 1977, já que a Bandeirantes foi construída em tempo recorde de 2 anos. Quando as obras chegaram em Jundiaí ainda foi construído um viaduto sobre a linha da Ituana, mas em Campinas a linha já tinha sido cortada" (Carlos Augusto Leite Pereira, 7/4/2012). Em 2015 o prédio já estava abandonado.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Augusto Leite Pereira; Marcos Rogério de Sousa; Carlos A. Filetti; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A antiga estação em 10/03/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A antiga estação em 10/03/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 2004. Foto C. A. Filetti

A estação de Sete Quedas em 30/10/2011. Foto Marcos Rogério de Sousa

A estação de Sete Quedas em 30/10/2011. Foto Marcos Rogério de Sousa

A estação em foto do Google View em 2015
     
Atualização: 28.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.