|
|
...
Descampado
Sete Quedas
Quilômetro 177
...
ramal de Campinas-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1914-1971)
Fepasa (1971-1979) |
SETE
QUEDAS
Município de Campinas, SP |
Ramal de Campinas - km 169,495 |
|
SP-1557 |
Altitude: 581 m |
|
Inauguração: 01.08.1914 |
Uso atual: abandonada (2015) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em 1873,
foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação de Jundiaí
da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana pela Sorocabana
em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado até Mairinque,
a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre Mairinque e Francisco
Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem ao ramal de Campinas.
Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense, na nova estação
da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros até 1976.
O ramal foi abandonado e entre 1991 e 1995 nele funcionou (na parte
urbana de Campinas) o VLT, hoje extinto. Os trilhos foram arrancados
na primeira década dos anos 2000. Já os do trecho além
da área urbana de Campinas sumiram bem antes. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Sete Quedas foi aberta em 1914, em terras da fazenda do mesmo
nome, uma das maiores da região. Foi desativada em 1977/8, com a abertura
da variante Boa Vista-Guaianãs. Pelo menos nos
últimos anos de funcionamento, a estação não
tinha mais desvios, apenas a linha principal. Hoje, a antiga estação
está na av. Amilton Alves de Souza, num loteamento favelizado, muito
perto do ponto em que a SP-73 (estrada velha Campinas-Indaiatuba)
passa pelo pontilhão sobre o rio Capivari. A tal "avenida", não-pavimentada
e em precárias condições, parece ser o leito antigo da linha, visto
que a estação dá frente para ela. O prédio estava servindo como moradia
em 2011. José Fidélis foi funcionário da E. F. Sorocabana e
a sua esposa Júlia de 69 anos ainda vivem na estação. "As
estações Descampado e Sete Quedas EFS foram desativadas antes de 1980,
pois, quando a rodovia dos Bandeirantes foi construída, a linha foi
cortada. A Bandeirantes foi inaugurada em outubro de 1978. No início,
antes da vegetação crescer, ainda dava para ver o corte da ferrovia
que foi cortado transversalmente pela rodovia. Ficava no alto do barranco
direito, sentido interior, entre a polícia rodoviária e a saída para
Campinas, mais perto desta. Dava até para ver as pedras do lastro.
Eu conheci a estação de Itaicí em novembro de 1976 e ela funcionava
normalmente para cargueiros. Portanto Descampado e Sete Quedas foram
desativadas provavelmente em 1977, já que a Bandeirantes foi construída
em tempo recorde de 2 anos. Quando as obras chegaram em Jundiaí ainda
foi construído um viaduto sobre a linha da Ituana, mas em Campinas
a linha já tinha sido cortada" (Carlos Augusto Leite Pereira,
7/4/2012). Em 2015 o prédio já estava abandonado.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos
Augusto Leite Pereira; Marcos Rogério de Sousa; Carlos A. Filetti;
E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A antiga estação em 10/03/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A antiga estação em 10/03/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação em 2004. Foto C. A. Filetti |
A estação de Sete Quedas em 30/10/2011. Foto Marcos
Rogério de Sousa |
A estação de Sete Quedas em 30/10/2011. Foto Marcos
Rogério de Sousa |
A estação em foto do Google View em 2015 |
|
|
|
|
Atualização:
28.07.2016
|
|