A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Artur Nogueira
Engenheiro Coelho
Tujuguaba
...

Ramal de P. Salles - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
...
 
Cia. Carril Funilense (1912-1921)
E. F. Sorocabana (1921-1960)
ENGENHEIRO COELHO
(antiga GUAYQUICANA ou GUAIQUICÁ)
Município de Engenheiro Coelho, SP
Ramal de Pádua Salles - km 248,563 (1934)   SP-0240
Altitude: 632 m   Inauguração: 02.07.1912
Uso atual: posto de saúde (2010)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1913
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Carril Funilense foi inaugurada em 18/09/1899 pela Cia. Agrícola Funilense, de Funil (hoje Cosmópolis), com bitola de 60 cm, saindo do centro de Campinas e chegando até a atual Cosmópolis, na época chamada de Barão Geraldo de Rezende. Em 1904, por parte de um empréstimo não honrado, o Governo do Estado ficou com a ferrovia. Em 1906, a bitola foi ampliada para a métrica; em 1913, a ferrovia já chegava ao seu ponto máximo, em Pádua Salles, margem do rio Mogi-Guaçu. Em 01/09/1921, a Sorocabana incorporou a linha, que em 1924 passou a sair da nova estação da EFS em Campinas, e com o nome de Ramal de Pádua Salles, com 93 quilômetros. A linha foi fechada no início de 1960, tendo os trilhos arrancados pouco tempo depois. Hoje são bem poucos os resquícios da velha Funilense.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Guaiquicana, ou Guaiquicá, foi inaugurada em 1912. A estação deu origem ao distrito, que se tornou município bem mais tarde, nos anos 1990.

Há outra versão, segundo Marcelo Teodoro: O nome da estação e do povoado a que ela deu origem teria sido e teria sido aberta em 01/12/1911; porém, segundo se acha, o nome da colônia e o da estação sempre teriam sido diferentes, pois o nome Engenheiro Coelho, nome que homenageava o engenheiro José Luiz Coelho, à época inspetor da Sorocabana e responsável pela sua construção, já teria sido dado anteriormente à sua instalação. Ela atendia ao Núcleo Colonial Visconde de Indaiatuba.

Para complicar mais as coisas, o nome Engenheiro Coelho foi o nome inicial, até 1º/setembro de 1923, da estação de Conchal, na hoje sede do município do mesmo nome. (Ver caixa abaixo)


A estação foi fechada
com a linha, em 1960.

"Eu morei nessa mesma estação em 1953, meu pai Lázaro da Silva era o chefe dela. Morei na cidade por 2 anos, depois meu pai foi para Paulínia. (Antonio Carlos da Silva, 20/11/2020)".

O prédio ainda existia em 2010 e era um posto de saúde. Foram construídos anexos ao prédio para ampliação do posto de saúde. A antiga estação, bastante descaracterizada, mas em muito bom estado de conservação, ainda tinha então algumas casas da colônia da antiga fazenda, bem à frente de sua antiga fachada, e ficava a cerca de 600 metros da estrada que liga Mogi-Mirim a Limeira.

ACIMA: A estação de Guayquicana ganhava os primeiros melhoramentos em 1916 (O Estado de S. Paulo, 18/3/1916).

1917
AO LADO:
Jovem é herói na estação de Guaiquicuá (O Estado de S. Paulo, 11/4/1924).

1923
AO LADO:
Mudança de nomes nas estações de Guaiquicá e de Engenheiro Coelho em 1o de setembro de 1923 - mas a noticia é de 7 meses mais tarde (O Estado de S. Paulo, 11/4/1924).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Reparação e pintura de casas de turma

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1913 a 1960. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).

ACIMA: Na estação de Engenheiro Coelho, o que deve ter sido o último trem: o de retirada de trilhos, no final de 1960 (Autor desconhecido). ABAIXO: Depois disso, o completo abandono. Foto de 1976 (Foto Edson Favero).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Edson Favero; João Carlos Reis Pinto; Marcelo Teodoro; Leandro Guidini; Acervo Familia Hereman; O Estado de S. Paulo, 1924; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1920-65; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em funcionamento - anos 1950? Foto Familia Hereman. Acervo Leandro Guidini

Vista do lado da fachada, hoje na frente de uma rua asfaltada, a estação virou um posto de saúde...

...com anexos modernos que não aparecem na foto, pois estão do outro lado. à sua frente (do outro lado da rua que aparece do lado esquerdo da foto)...

...estão as antigas casas de colônia da fazenda de café que ali existia, e que hoje, em área urbana, servem de moradia...

...não muito longe da parte central da pequena cidade que é hoje Engenheiro Coelho. Fotos Ralph M. Giesbrecht, tomadas em 11/03/2002

Estação de Engenheiro Coelho em 1/6/2010. Foto João Carlos Reis Pinto
     
Atualização: 01.07.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.