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Muniz de Souza
Engenheiro Maia
Gorita
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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Sorocabana Railway
(1909-1919)
Estrada de Ferro Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ENGENHEIRO
MAIA
Município de Itaberá, SP (veja
o bairro) |
Ramal de Itararé - km 369,483
(1931) |
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SP-0304 |
Altitude: 670 m |
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Inauguração: 01.03.1909 |
Uso atual: demolida em 1990 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1912 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação
de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão
de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de
1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância
por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação
nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras
de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em
23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960,
até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros
no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal
para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova
linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva
acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi
suprimido, nos anos 1990. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros
voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com
algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre
Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas
algumas estações ainda funcionam como escritórios, sob a administração
da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Maia foi aberta em 1909. Ainda no projeto tinha
o nome de Pirituba, e depois de Ibiaté. O nome foi dado
em homenagem ao engenheiro Alfredo Maia, superintendente
da Sorocabana na época do início dos estudos para o prolongamento
de Itapetininga até Itararé. Quando o prédio foi terminado,
em 1912, tirou-se uma fotografia da estação, publicada num livro que
foi lançado nesse ano, mostrando o ramal de Itararé e outros
novos prolongamentos da estrada, na época.
Pouco antes, em dezembro de 1910, foi criada na estação
"uma agencia postal de 4a classe, tendo sido fixada em 360$000
réis a gratificação que deverá ser dada
ao agente" (O Estado de S. Paulo, 4/12/1910).
Nos anos 1930 e seguintes, saía de um pouco adiante desta estação
(mais precisamente no km 373) o ramal de Pirituba,
que pertencia à Companhia Agrícola e Industrial de Angatuba.
A estação situava-se a três quilômetros da rodovia Itapeva-Itararé,
do lado norte, alcançada por uma estrada de terra, junto à
Estação Experimental de Itapeva e o Instituto Florestal.
Engenheiro Maia foi uma das estações abandonadas com a desativação
do trecho entre Itapeva e Itararé. Já em 1986 o prédio
estava depredado e sem cobertura, portas e janelas. Em 1990, foi derrubado.
Existia lá, pelo menos em 1998, quando lá estive pela
primeira vez, uma vila pequena, com poucas casas, sendo que muitas
já haviam sido demolidas pela FEPASA. O que havia restado do prédio
da estação eram a placa da estação e um pequeno monte
de entulho, além das casas, da vila ferroviária original (a da esquerda
era muito bonita). Mesmo o velho casarão do Barão de
Antonina, que existia no lado oposto às casinhas, havia sido
criminosamente posto abaixo em 1980. "Encontrei várias barras
de ferro com parafusos, cortadas
com maçarico, jogadas no local da estação. Fui informado depois que
os pedaços eram da ponte sobre o rio Pirituba" (Adriano
Martins, 07/2003).
Em 2001, os trilhos foram retirados e leiloados como sucata. Em 2007,
apenas sobravam no pátio as três casas da vila ferroviária,
no alto do barranco.
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1913
AO LADO:
O problema das mercadorias na estação (Correio Paulistano, 14/3/1913).
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1913
AO LADO:
A cidade de Itaberá queria um ramal para facilidade
de chegar à "sua" estação. Não conseguiu (Correio Paulistano, 14/3/1913). |
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1917
AO LADO: A estação de Engenheiro Maia tinha realmente uma preferência nas correspondências recebidas diariamente ali? (O Estado de S. Paulo, 10/1/1917). |
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1920c.
AO LADO: O Engenheiro Alfredo Maia. |
1926
AO LADO: Choque de trens na ponte sobre o rio Pirituba, próxima à estação de Engenheiro Maia (Correio Paulistano, 25/5/1926). |
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ACIMA: Foi da estação de Engenheiro
Maia que o General Miguel Costa emitiu este comunicado a São
Paulo em 26 de outubro de 1930. Ele estava no trem que o conduzia
e também a Getulio Vargas para assumir o poder no Rio de Janeiro
(O Estado de S. Paulo, 27/10/1930).
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1932
AO LADO: Movimento da estação no ano de 1932
(O Estado de S. Paulo, 21/1/1933). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção de casa para telegrafista;
abastecimento de água
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ACIMA: Anos 1960. As crianças posam ao lado da locomotiva diesel da Sorocabana
parada junto à plataforma da estação de Engenheiro
Maia, pelo que tudo indica, seguindo para Itapeva (Acervo Átila Gera).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Átila Gera; Adriano Martins; O Estado de S. Paulo, 1910, 1930 e 1998;
FEPASA: relatório de instalações fixas, 1986;
E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; Engenheiro-Chefe
Joaquim Huet de Bacellar: Relatório da Comissão dos Prolongamentos
e Desenvolvimentos da Estrada de Ferro Sorocabana - 31/01/1912, Weiszflog
Irmãos, 1912; IBGE, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A estação em 1909. Foto do livro da Sorocabana
comemorativo da abertura do ramal |
Na plataforma da estação, ainda em boas condições,
nos anos 1960, pessoas de terno aguardam o trem. Acervo Átila
Gera |
Com as casas que ainda existem hoje ao fundo, em 1976 o dono
do Volkswagen posa com a placa da estação à
sua frente. Acervo Átila Gera |
A estação já em ruínas, em 1986.
Foto do relatório de instalações fixas
da Fepasa, 1986 |
A plataforma e o "montinho"que sobrou da estação.
em 15/08/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Nada muito diferente, a não ser a falta dos trilhos,
em 13/07/2003. Foto Adriano Martins |
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Atualização:
02.07.2023
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