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Itanguá
Muniz de Souza
Engenheiro Maia
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2002
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Estrada de Ferro
Sorocabana (1920-1971)
FEPASA (1971-1998) |
MUNIZ DE SOUZA
(antiga CHAVE FERRAZ)
Município de Itapeva, SP |
Ramal de Itararé - km 363,676 (1931) |
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SP-2490 |
Altitude: |
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Inauguração: 1920 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1934 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí,
Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob
a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Muniz de Souza foi inaugurada como Chave Ferraz
em 1920, ganhando o nome definitivo em 1921 e um novo prédio em 1934.
Há fontes que informam o ano de 1909 como o de sua abertura, mas isto não se confirma quando lemos
os relatórios da Sorocabana.
Em 1934, foi classificada como posto
telegráfico de categoria B (*).
De acordo com informações locais,
soube que a estação já foi demolida. Não estive no local, nem consegui
registros fotográficos da estação.
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1894
AO LADO: Muniz de Souza, desenho de 1884 (O Estado de S. Paulo, 30/11/1894)
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ACIMA: Desastre na linha entre as estações
de Muniz de Souza e Engenheiro Maia em 1926 (Fonte desconhecida).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os
postos onde havia somente serviço de trens, emissão
de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens,
encommendas
e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado pela distancia
das estações collateraes respectivas".
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(Fontes: E. F. Sorocabana: relatórios anuais,
1875-1956; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
17.08.2020
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