A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Estuário
Ana Costa
...

Mairinque-Santos - 1937
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Sorocabana (1927-1971)
FEPASA (1971-1998)
ESTUÁRIO
Município de Santos, SP
Mairinque-Santos - km 129,491 (1960)   SP-0347
Altitude: 1 m   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Projetada desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes, e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927 da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista, no fim dos anos 1980 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerca de 1975, e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha operou até 2003 sob a administração da Ferroban. Em 2012 está abandonada.
 

A ESTAÇÃO: Sem data de inauguração definida, a estação de Estuário provavelmente foi aberta já no tempo em que a Sorocabana passou a assumir a linha da SSPR (1925).

Por algum tempo foi uma estação de passageiros também.

Não é fácil, hoje, identificar qual teria sido o prédio que teria a plataforma e acomodações para os que embarcavam, se é que ele existiu. Pode ter sido apenas uma parada entre prédios com funções de depósito e escritórios. Algo que ainda se precisa clarificar. "Hoje estive de passagem pela cidade de Santos. Como tinha um tempinho livre, dei uma passada rápida pelo porto, atrás da estação Estuário. Porém, muito pouco restou do antigo pátio. Após a empresa Marinex assumir a área, o pátio foi extirpado, restando apenas alguns poucos metros de trilhos aparentes. Entretanto, eles construíram um muro ao lado de uma árvore, onde segundo informações era a localização da estação. Porém, ao chegar no local, me deparei com a construção da nova avenida Perimetral. Vi que a estação foi derrubada para a abertura da nova avenida. Só restou a árvore - que é a mesma de uma das fotos oriundas do relatório de 1986 (ao pé desta página). Com a construção da nova avenida, a linha férrea será paralela a ela" (Erick Santiago Cardoso, 20/4/2009).


ACIMA: Vagões da Sorocabana pela primeira vez no cais de Santos em 1930 - é o que diz a foto. Será que até então somente estariam utilizando carros da já então encampada Southern São Paulo Railway? Eram vagões repintados? Foram trazidos de São Paulo por caminhões, ou de navio, recém-comprados de algum fornecedor estrangeiro? A ligação da Sorocabana com o porto só se deu em 1938, com o término do trecho da serra. A linha que chegava no porto pela estação de Estuário vinha de Juquiá e não tinha ainda a ligação com a capital (Autor desconhecido).

(Fontes: Antonio A. Gorni; Jean Gazito; Erick Santiago Cardoso; Fepasa: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

Os prédios da estação de Estuário, em 1986...

...ficavam junto ao porto, no final...

...da linha da Mairinque-Santos, e chegaram a receber...

...trens de passageiros. Fotos do relatório da Fepasa, 1986

Caixa d'água da estação, em 1986

A estação de passageiros em 09/09/2002. Foto Antonio A. Gorni
     
Atualização: 06.04.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.