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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1912-1975)
RFFSA (1975-1997)
FCA (1997-2009)
CAPITÃO EDUARDO
Município de Santa Luzia, MG
Linha do Centro - km 601,824 (1928)   MG-0406
Altitude: 680 m   Inauguração: 15.11.1912
Uso atual: estação da FCA (2006)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (anos 1950-60?)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Capitão Eduardo foi inaugurada em 1912.

Mais tarde, foi demolida com a construção de uma variante no local. A estação atual está nessa variante.

A variante deve ter sido obra dos anos 1950-60. Da estação original não encontrei fotografia alguma.

É hoje operada pela CVRD.

Em 1985, a RFFSA informava no boletim "Conheça a sua ferrovia" que nesta estação se executava cruzamento de trens e que seria o "futuro entroncamento com o ramal do Matadouro". Isto jamais ocorreu, na media mensal de 18.000 toneladas para a bitola métrica e 20.000 para a bitola larga.


ACIMA: Os pilares da antiga ponte do Onça. "Os pilares da ponte do Onça, no antigo km 601+696, sustentavam uma ponte de 66,21 metros. Com a construção da variante de Eng. Herbster a Bicas, nos anos 1940, ela ficou isolada e muito distante da linha atual. A estação de Capitão Eduardo original situava-se logo depois da cabeceira desta ponte. Hoje estaria no meio da estrada que liga Santa Luzia a Belo Horizonte. Pena que o local seja favelizado atualmente, pois seria interessante descobrir o antigo leito da linha original" (Texto de Pedro Paulo Resende, 02/2008). ABAIXO: Idem, mostrando o rio que passa abaixo (Fotos Pedro Paulo Resende em 18 de fevereiro de 2008).

(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Pedro P. Rezende; Edernito; J. E. Buzelin; Jonathan Sobral; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; RFFSA: Conheça a sua ferrovia - Treinamento, DECOM-BH, março de 1985; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) .
     

A estação em 1993. Foto Edernilto

A estação em 12/1998. Foto José Emilio Buzelin

A estação em 2003, com as cores da Vale

A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral

A estação em 2006. Foto Jonathan Sobral
 
     
Atualização: 22.03.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.