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VXY Mogiana em MG
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Suassu
Engenheiro Zander
Inhangá
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1944-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO ZANDER
(antiga BURARAMA)

Município de Capitão Enéas, MG
Linha do Centro - km 1.179,026 (1960)   MG-0426
Altitude: 572 m   Inauguração: 10.07.1944
Uso atual: estação da FCA (2005)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1944 com o nome de Burarama e como uma estação "tipo 2a classe".

No final dos anos 1940, o nome foi alterado para Engenheiro Zander, ex-diretor da Central do Brasil nos anos 1920 (Romero Zander).

O trem de passageiros deixou de ali passar em 1996.

Em 2005 o prédio estava sendo utilizado como escritório pela FCA. A estação era ainda um prédio operacional, mas descaracterizado com a troca de suas janelas e portas de madeira por metálicas, tendo também perdido o guichê onde se vendiam as passagens.


ACIMA: A estação, provavelmente anos 1950 (Autor desconhecido).

(Fontes: Alberto Fernandes de Oliveira; Illustração Brasileira, 1947; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Burarama no dia da inauguração, em 1944. Foto Preserfe

A estação de Burarama em 1947. Illustração Brasileira, 01/1947

A estação de Engenheiro Zander, em 2005. Foto Alberto Fernandes de Oliveira
     
     
Atualização: 25.07.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.