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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Itabirito
Esperança
Aguiar Moreira
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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E. F. Central do Brasil (1891-1975)
RFFSA (1975-1996)
ESPERANÇA
Município de Itabirito, MG (Veja a usina)
Linha do Centro - km 528,006 (1928)   MG-0431
Altitude: 840 m   Inauguração: 01.10.1891
Uso atual: escritório de fábrica de cimento (2009)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1970
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Esperança foi inaugurada em 1891. Parece ter ficado fechada durante algum tempo nos primóridos de sua existência, pois é citado que "a 10 de junho (de 1899) reabriu-se ao tráfego a estação Esperança, entre Itabira (Itabirito) e Aguiar Moreira" (Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 489).

Nos anos 1970, o prédio original foi substituído pelo atual, feio, estilo "refesão" e hoje totalmente abandonado.

Em 2009, com esse prédio mais novo totalmente desfigurada, era escritório de um fabricante de artefatos de cimento. Interessante notar que a linha abandonada em frente à estação ainda era mista e terminava logo após a travessia do viaduto que aparece ao fundo. A partir daí somente bitola métrica, seguindo rumo norte, para Rio Acima.

A usina, ou a antiga usina, fica no outro lado do rio que corre paralelo à linha hoje abandonada. Uma ponte de madeira e ferro, usada para o desvio de linha para a usina que ali existia, ainda está ali, servindo para carros. Do lado da usina, na entrada, uma casa de pedra e uma pequena locomotiva a vapor que era da linha particular, exposta. Do lado da linha, casas de colônia - seriam elas da usina ou da ferrovia e sinais de cruzamento de vias ferroviárias abandonados? A estação podia ser vista também de cima da ponte da rodovia que liga Itabirito a Ouro Preto.

1933
AO LADO: Inauguração da estação de Esperança (O Estado de S. Paulo, 27/9/1891).

1933
AO LADO: Acidente na estação de Esperança (O Estado de S. Paulo, 23/12/1933).
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Ana Maria Giesbrecht; Hugo Caramuru; Pedro Paulo Rezende; Gutierrez L. Coelho; Marcelo Lordeiro; Memória Histórica da EFCB, 1908; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; )
     

A estação original de Esperança, sem data. Foto cedida por Marcelo Lordeiro, Rio de Janeiro, RJ

A estação em junho de 1990. Foto Hugo Caramuru

A estação atual, abandonada, anos 1990. Foto Pedro Paulo Resende

A estação desfigurada, em 2003. Foto Gutierrez Lhamas Coelho

A estação, em 2003. Foto Pedro Paulo Resende

A estação em 20/07/2006. Foto Ana Maria Giesbrecht

A estação, vista da ponte da rodovia Itabirito-Mariana, em 20/07/2006. Foto Ana Maria Giesbrecht
   
     
Atualização: 30.09.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.