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VXY Mogiana em MG
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Carandaí
Herculano Penna
Pedra do Sino
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Linha do Centro - 1931
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E. F. Central do Brasil (1894-1972)
HERCULANO PENA
Município de Carandaí, MG
Linha do Centro - km 424,741 (1928)   MG-0408
    Inauguração: 08.08.1894
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Herculano Pena foi inaugurada em 1894 com o nome de Taipas. O nome foi mudado para homenagear um dos diretores da ferrovia entre 1880 e 1884, Herculano Velloso Ferreira Penna. Foi demolida e seu local atualmente fica fora dos trilhos. Uma variante entre Carandaí e Buarque de Macedo, construída nos anos 1950, deixou-a fora dos trilhos por volta de 1972. "Depois de muita procura, encontrei a estação de Herculano Pena. Melhor dizendo, o que resta dela. O prédio foi demolido há muitos anos e em cima da antiga plataforma foi erguida o casebre verde aí visto. Só mesmo com auxílio de dois moradores locais é que consegui localizá-la. A estação ficava completamente fora do eixo atual da ferrovia, pois estava num trecho que foi suprimido por uma variante de cerca de 8 a 10 km, logo depois do término da variante do Carandaí, há muitos anos atrás. Segundo os moradores locais, a estação se chamou Caieira posteriormente, pois ali se realizava importante carregamento de cal." (Pedro Paulo Rezende, 01/2005) (Fontes: Max Vasconcellos, 1928; Guias Levi, edições de 1932 a 1984; Pedro Paulo Resende, 2005)
     

O casebre sobre as fundações da antiga estação, em 03/01/2005. Foto Pedro Paulo Resende

O casebre sobre as fundações da antiga estação, em 03/01/2005. Foto Pedro Paulo Resende

O casebre sobre as fundações da antiga estação, em 03/01/2005. Foto Pedro Paulo Resende
     
     
Atualização: 22.10.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.