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E. F. Central do
Brasil (1945-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MARAÚNA
Município de Janaúba, MG |
Linha do Centro - km 1.233,930
(1960) |
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MG-4663 |
Altitude: 518 m |
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Inauguração: 12.07.1945 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1943? |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando
de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído
um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha
principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal
de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final
da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava
o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São
Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980)
até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais
para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola,
de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada
fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra
Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros
e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem
que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para
trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1948, provavelmente sem nome, apenas como "parada"
ou "posto do km 1233". A portaria 837-G de 3/6/1949 deu-lhe
o nome de Maraúna.
(Fontes: Daniel Gentili; Boletim EFCB no. 452
de 21/6/1949; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
30.07.2017
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