A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Maquiné
Mascarenhas
Gustavo da Silveira
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

Linha do Centro - 1931
...
 
 
E. F. Central do Brasil (1905-1975)
RFFSA (1975-1996)
MASCARENHAS
Município de Curvelo, MG
Linha do Centro - km 769,741 (1928)   MG-0445
    Inauguração: 11.03.1905
Uso atual: depósito da FCA   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Mascarenhas foi inaugurada em 1905 e foi ponta de linha por cinco meses, até ser aberta a estação seguinte, Gustavo da Silveira. O nome original da estação era Riacho Fundo, e depois mudou de nome (Mascarenhas) para homenagear uma família da região, de industriais que fundaram as primeiras fábricas de tecidos do Estado. A 30 km da estação, em 1928, existia uma dessas fábricas. Mascarenhas fica dentro de uma fazenda cercada de mangueiras; resiste ao tempo. O pessoal da FCA guarda materiais dentro dela. "A estação - o pessoal de lá insiste em pronunciar 'Mascaranhas' - ainda está de pé

ACIMA: O auto de linha e a bela estação, semi-abandonada servindo como depósito de materiais da FCA (Foto Pedro Paulo Rezende, junho de 2008).
seguramente pelo fato de que o pessoal da FCA a utiliza. Entretanto, são visíveis os sinais de abandono e mutilação: a porta de entrada, que devia ser linda, de madeira sólida, já foi surrupiada (emparedaram o buraco). A casa do agente está abandonada, mais um caso em que a construção supera todas ao redor, tanto em qualidade, quanto em beleza arquitetônica e materiais empregados. Outro povoadozinho típico da região, nada que o torne diferente ou mais atraente que os demais que visitamos
" (Gutierrez L. Coelho, 06/2008).
(Fontes: Max Vasconcellos, 1928; Gutierrez L. Coelho, 2008; Pedro Paulo Rezende, 2008)
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Gutierrez L. Coelho, 2009; Décio Marques, 09/2006; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
     

A estação em 12/2003. Foto Décio Marques

A estação em junho de 2008. Foto Gutierrez L. Coelho
 
     
     
Atualização: 22.10.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.