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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Andrade Costa
Cavaru
Werneck
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Melhoramentos (1898-1903)
E. F. Central do Brasil (1903-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
CAVARU
Município de Paraíba do Sul, RJ
Linha Auxiliar - km 151,630 (1928)   RJ-1268
Altitude: 382 m   Inauguração: 28.03.1898
Uso atual: centro de artesanato (2003)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cavaru foi inaugurada em 1898. Seu nome, segundo Max Vasconcellos, seria uma corruptela de cavalo, que o caipira da região pronunciava cavaru.

De qualquer forma, a estação existe até hoje, ainda com trilhos numa linha sem movimento algum desde o final dos anos 1990, e está muito bem preservada.

Segundo também Max Vasconcellos, existiu há cerca de cem anos uma parada a dois quilômetros à frente de Cavaru, de nome Medeiros, da qual em 1928 nâo existiam nem vestígios.

Os trens de passageiros por ali desapareceram há muito, mas em 27/09/2003 foi ativada uma linha turística com locomotiva a vapor (na verdade, a gasolina) utilizando-se os trilhos abandonados, entre Cavaru e Paraíba do Sul. No mesmo dia foi aberto um centro de artesanato no prédio da estação. A linha não durou muito tempo funcionando.


ACIMA: A estação de Cavaru em alguma época depois de 1965, com um trem da Leopoldina, que assumiu a linha em 1965 (Foto de revista não identificada, acervo Carlos Roberto de Almeida).

(Fontes: Bruno Silva; Jorge Ferreira; Carlos Latuff; Carlos Roberto de Almeida; Coaraci Camargo; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928)
     

A estação de Cavaru, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Cavaru, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Cavaru, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação de Cavaru, em 09/2002. Foto Jorge Alves Ferreira

Festa em Cavaru, em 27/09/2003. O trem voltou entre Paraiba do Sul e a estação. A estação...

...mudou de cor novamente e teve de volta o movimento de antigamente. Fotos Carlos Latuff

A estação em 2015. Foto Bruno Silva
   
     
Atualização: 29.05.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.