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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Olinda
Nilópolis
Edson Passos
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997-)
NILÓPOLIS
Município de Nilópolis, RJ
Linha do Centro - km 28,724 (1928)   RJ-0037
Altitude: 16 m   Inauguração: 08.11.1914
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Neiva foi inaugurada em 1914.

Logo o seu nome foi alterado para Nilópolis, dado em homenagem ao político fluminense, ex-Presidente da República, Nilo Peçanha. O nome original da estação foi passado para uma outra da EFCB, no ramal de São Paulo, em Guaratinguetá.

O prédio antigo e possivelmente original da estação foi mantido embora tenha havido o aumento das plataformas e colocação de modernas passarelas.

1925
AO LADO:
Acidente com morte na estação (O Estado de S. Paulo, 31/12/1927).

ACIMA: Estação de Nilópolis com trem a vapor e jardineiras, provavelmente anos 1920 (Autor desconhecido).

1935
AO LADO:
Acidente entre Nilopolis e Mesquita (O Estado de S. Paulo, 26/2/1935).


ACIMA: A estação de Nilópolis, à esquerda, com o trem elétrico de subúrbios da Central do Brasil, em 1952 (Foto do Roteiro Rodoviário Fluminense, 1953).
ACIMA: A estação de Nilópolis, provavelmente anos 1950 (IBGE).
ACIMA: Vandalisno na estação em 1959 (Folha da Manhã, 6/3/1959).
ACIMA: Trem de suburbio na estação de Nilopolis em 1975 (Jornal do Brasil, 27/7/1975).

(Fontes: Claudio Pacheco; Carlos Latuff; Jornal do Brasil, 1975; Folha da Manhã, 1959; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Roteiro Rodoviário Fluminense, 1953; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht).
     

A estação, em foto sem data. Autor desconhecido

A estação, em foto sem data. Autor desconhecido

Plataforma da estação, em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

Plataforma da estação, em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

Plataforma da estação, em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

Plataforma da estação, em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

Plataforma da estação, em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff
   
     
Atualização: 09.07.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.