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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Nova Iguaçu
Queimados
Engenheiro Pedreira
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Dom Pedro II (1858-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
QUEIMADOS
Município de Queimados, RJ
Linha do Centro - km 48,278 (1928)   RJ-0041
Altitude: 29 m   Inauguração: 29.03.1858
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Queimados foi inaugurada em 1858, com a presença do Imperador Pedro II - era a ponta de linha no dia da inauguração da Estrada de Ferro Dom Pedro II.

Segundo a lenda, foi nomeada no dia de sua inauguração pelo Imperador D. Pedro II, que, no trem inaugural, perguntou qual era o nome do local. Como não existia, viu ao longe uma queimada e deu o nome de
Queimados. Ainda não era cidade então, era um povoado no meio de uma fazenda (Fanchem) bastante antiga.

Foi terminal da linha por pouco tempo, mas o suficiente para ter seu nome lembrado em toda a história da ferrovia no Brasil. A localidade somente foi elevada a município no ano de 1990.


Hoje é uma estação de trens metropolitanos atendida pelos TUES da Supervias.








1890

AO LADO: Acidente na estação de Queimados com morte (O Estado de S. Paulo, 15/7/1890).








1891

AO LADO: Acidente proximo à estação de Queimados sem mortes. Lembrar que nesta época não havia nenhuma estação entre Queimados e Belem (Japeri) (O Estado de S. Paulo, 4/12/1891).








1925

AO LADO: O agente da estação de Queimados noticia a Central do Brasil sobre vistoria em Austin (O Estado de S. Paulo, 27/8/1925).








1927

AO LADO: Nova cabine na estação (O Estado de S. Paulo, 26/11/1927).










1933
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 18/10/1933).










1939
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 4/1/1939).

1939
AO LADO:
Mais um cidente na estação em 1939 (O Estado de S. Paulo, 22/1/1939).





1939
AO LADO: E ainda outro acidente na estação em 1939 (O Estado de S. Paulo, 23/2/1939).


1941
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 12/6/1941).

ACIMA: Como outras estações, a de Queimados também serviu como chamariz de vendas, em propaganda de 1949 (Diario de Noticias, 9/1/1949).

ACIMA: Trem de subúrbios da Central junto à estação de Queimados em 1955 (Coleção Solimar O. Silva).

1964
AO LADO: Revolta na estação por causa de atrasos nos trens. Comum nesses tempos (Folha de S. Paulo, 1/3/1964).
(Fontes: Carlos Latuff; Coleção Solimar O. Silva; O Estado de S. Paulo, 1925 e 1939; Folha de S. Paulo, 1964; Diario de Noticias, 1949; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Communicação, 1928; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Queimados, sem data - ainda é o prédio antigo. Foto de arquivo


Estação de Queimados, sem data - já é outro prédio. Coleção Solimar O. Silva


Plataforma da estação, em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff

Plataforma da estação, em 12/04/2004. Foto Carlos Latuff
   
     
Atualização: 30.08.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.