A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Praia Brava
Ibicuí
Silva Rego
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1920-1975)
RFFSA (1975-c.1985)
IBICUÍ
Município de Mangaratiba, RJ (Veja o bairro)
Ramal de Mangaratiba - km 95,200 (1928)   RJ-1475
Altitude:   Inauguração: 1920
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ibicuí foi inaugurada em 1920. Depois de ganhar outro prédio em substituição ao original, foi desativada pelo menos nos anos 1970, quando o trem de passageiros deixou de passar no trecho entre Santa Cruz e Mangaratiba. Serve hoje como moradia. "Comparado com o que eu cheguei a conhecer, ela está praticamente demolida. Foi retirada a segunda linha, derrubaram as plataformas ficando somente um pequeno edifício" (J. Oscar, 03/2007). "Na foto abaixo, de Edson Teixeira, dá para ver que a estação tinha duas plataformas, que na época da foto, já contava com apenas uma linha. Na foto atual dá para ver que a plataforma da esquerda e o pequeno telhado foi demolido, mas a plataforma da direita dá para ver facilmente em meio ao mato seguindo cerca de trinta metros após a construção. Este prédio fazia parte do conjunto da estação, mas com a retirada da segunda linha perdeu sua utilidade, tendo o pequeno telhado assumido esta condição até a sua posterior demolição" (Jorge A. Ferreira, 03/2007). "Caminhei por belíssimas paisagens até chegar a Ibicuí, uma estação que tinha duas plataformas e que hoje só tem uma,toda coberta de grama. Tinha também,não duas mas três linhas. A terceira,ou melhor, seus vestígios,só aparecem no asfalto da PN do pátio. E a única linha que restou, usada apenas pela MRS, passa longe da plataforma que ficou" (Julio Cesar da Silva, 14/3/2010).


ACIMA: Pessoal da Associação Christã de Moços desembarca na estação de Ibicuí em 1923 para... um piquenique (O Malho, 12/5/1923).

ACIMA: Linha e vista de Ibicuí em 1946 (Fotos Luiz Napoleão de Jesus).


ACIMA: Estação de Ibicuí ao fundo em 1970.

(Fontes: Daniel Gentili; José de Vasconcelos; Carlos Latuff; Luiz Napoleão de Jesus; Edson Vander Teixeira; Julio Cesar da Silva; J. Oscar; Jorge Ferreira; O Malho, 1923; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Ibicuí, início dos anos 1980. Foto José de Vasconcelos

A estação. Foto Edson Vander Teixeira

A estação. Anos 1940? Autor desconhecido

Estação de Ibicuí em 1950. Acervo Guaraci Rosa

A estação, em 05/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 1/1/2010. Foto Julio Cesar da Silva
     
Atualização: 17.05.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.