A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG

Indice de estações
...
Liberdade
Capão do Bispo
Botafogo
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Rio de Ouro (?-?)
CAPÃO DO BISPO
Município de Rio de Janeiro, RJ
E. F. Rio de Ouro -- (trecho da linha-tronco eliminado nos anos 1920) - km -   RJ-4828
Altitude: -   Inauguração:n/d
Uso atual: demolido (?)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1883
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para construir e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro e foi aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (1922) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até a mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
 
A ESTAÇÃO: A estação possivelmente devia ficar junto à Fazenda do Capão do Bispo, tanto para a linha tronco Caju-Rio D'Ouro, no trecho desmontado nos anos 1920. Não consegui, porem, nenhum mapa ou referencia de que esta estação ou, talvez, uma simples parada) tenha efetivamente sido erigida, pois não consta, pelo menos, no anuncio de 1883 que informa a abertura de outras paradas (ver caixa abaixo, de 1883) e basicamente, mapa algum pesquisado.

No esquema desenhado por Eduardo P. Moreira, auor do mapa mais embaixo nesta página), ela se situaria na linha extinta nos anos 1920 entre as estações de Liberdade e de Botafogo.

NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, na quilometragem e na data de inauguração dessas estações.

1883
AO LADO:
Inauguração da E. F. Rio de Ouro. A linha tronco principal estava praticamente entregue até a estação de Rio de Ouro. exatamente na represa.. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria est a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? Outra coisa: a estação do Capão do Bispo não aparece no texto, o que leva a crer que a estção foi aberta posteriormenre. A Provincia de S. Paulo, 16/01/'1883).
1969
AO LADO:
Restauração da fazenda do Bispo, onde ficava a estação de Capão do Bispo. O artigo não cita a existência, neste ano, de uma estação nem cita em que local a linha e a estação tiveram lugar quando a ferrovia ainda funcionava. - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 23/10/1969).

ACIMA: Mapa indicado como sendo dos anos 1910 e que mostra a linha da Rio Douro que foi suprimida por volta de 1928. O ponto inicial era a estação do Caju, situada à direita no mapa, junto à praia do Caju. CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MELHOR DEFINIÇÃO (Cessão Melekh).

ACIMA: Mapa de 1929 mostrando a estação do Caju, a rua Alegria e a rua Bella (ambas eram nome de estações da linha) e ainda o Cemitério de São Francisco Xavier (também estação com o nome de São Francisco) As quatro estações devem ter sido desativados exatamente nesta época. A localização delas não consegui. Também não aparece a localização da estação do Capão do Bispo (Mapa - Guia Briguet, planta do Rio de Janeiro de 1929).

ACIMA: Mapa do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010). NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
     
   

A estação do Caju, sem data - (Cessão Melekh). .
   
     
Atualização: 29.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.