|
|
E. F. Rio de Ouro
(1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970) |
CAVA
(antiga JOSÉ BULHÕES)
Município de Nova Iguaçu, RJ
(veja o local) |
E. F. Rio de Ouro - km 38,420 (1960) |
|
RJ-0639 |
Altitude: 18 m |
|
Inauguração: 15.01.1883 |
Uso atual: moradia e em ruínas (2014) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de São Pedro, posteriormente Ramal de Jaceruba, foi aberto
provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio
D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia
até a localidade de São Pedro (Jaceruba). Passou a transportar
passageiros e fechou sua linha em 1970. Foi a última linha
da Rio de Ouro a fechar. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Cava foi aberta com a linha original da Rio D'Ouro em 1883,
na localidade de Cava do Sapê. Há fontes que citam,
para esta estação, a inauguração no ano
de 1886.
Tinha originalmente o nome de Cava, nome que foi modificado
para José Bulhões, novamente voltando ao nome
original no final da década de 1940.
Segundo o INEPAC, é uma "construção de dois pavimentos,
em estilo missiones simplificado ou californiano, em voga nos decênios
de 1930 e 1940. Esta estação difere do estilo classicizante das demais
instalações do ramal. A bilheteria, em construção ao lado, tem interessante
marquise levemente projetada para fora da platibanda conforme o gosto
art déco".
Foi desativada em 1970. O ramal
de Tinguá, que dela saía, foi desativado em 1964.
Em 2014, estava em ruínas com partes do telhado desabando,
mas ainda servindo como moradia.
1883
AO LADO: Descarrilamento na estação de Cava) (A Provincia
de S. Paulo, 4/4/1883). |
|

ACIMA: Estação de Cava (Autor e data desconhecidas).

ACIMA: A vila de Cava em 1932. Segundo a
legenda da foto, "vemos o pequeno arraial de Cava, ainda no tempo
da laranja, antes do surto dos loteamentos, que se acelerou depois
da Segunda Guerra, em 1945. No primeiro plano vê-se a edificação
sextavada marcando o entroncamento para o ramal do Tinguá"
(Jornal Correio da Lavoura, sem data - provavelmente em 2007. Foto
da Coleção Sebastião de Arruda Negreiros).
1940
AO LADO: Ruiu a ponte entre as estações de Miguel Couto e de José Bulhões (Cava) (O Estado
de S. Paulo, 28/1/1940). |
|
1940
AO LADO: Explosão de caldeira de locomotiva próxima a José Bulhões (Cava) (O Estado
de S. Paulo, 11/3/1940). |
|
(Fontes: Eduardo P. Moreira; Carlos Latuff;
Orlando de Barros Barbosa; INEPAC; Coleção Sebastião
de Arruda Negreiros; Correio da Lavoura, s/d; Ney Alberto: Um pouco
da história de Iguassú a Iguaçu, Colégio
Leopoldo, s/d; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-79) |
|
|
|

O trem da Rio de Ouro chegando a Cava. Foto sem data, cedida
por Orlando Barbosa |

O trem da Rio de Ouro chegando a Cava. A estação
está à esquerda na foto. Foto sem data, cedida
por Orlando Barbosa |
Desenho imaginário da estação de Cava com
a linha. Feito por Orlando Barbosa. |

A estação de Cava, em 2003. Foto Orlando Barbosa
e Marcia Barbosa |

A estação já em ruínas, em 2007.
Foto Carlos Latuff |

A estação em 2009. Foto Eduardo P. Moreira |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
14.08.2020
|
|