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Indice
de estações
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Praia Pequena
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Rio de Ouro
(1883-1928?) |
PRAIA PEQUENA
Município de Rio de Janeiro, RJ |
E. F. Rio de Ouro (trecho da linha-tronco eliminado nos anos 1920) - km - |
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RJ-4824 |
Altitude: - |
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Inauguração: 15.01.1883 |
Uso atual: provavelmente demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: xxx |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Rio do Ouro foi construída para construir e cuidar dos reservatórios
e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro e foi aberta
ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais
tarde (1922) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois
dessa mudança o seu curso inicial foi alterado e ela passou a acompanhar
de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho, quando
se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar.
O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos
da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens
da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com
locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada
pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles
sobreviveram como trens de subúrbio até a mesma época da desativação
da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba).
Parte de sua linha-tronco foi utilizada na construção
da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro. |
A ESTAÇÃO: A estação de Praia Pequena foi inaugurada em 1883, e fechada entre 1883 e 1928.
1883
AO LADO: Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria est a ordem das estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A Provincia de S. Paulo, 16/01/'1883). |
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A ESTAÇÃO:
ACIMA:Mapa provavelmente dos anos 1910. A estação de Praia Pequena aparece na metade esquerda, um pouco abaixo da metade horizontal do mapa, - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MELHOR DEFINIÇÃO (Cessão Carlos Melekh).
ACIMA: Mapa do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro ddurante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010). |
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Atualização:
18.04.2022
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