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VXY Mogiana em MG
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Praia Pequena
Venda Grande
Liberdade
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Rio de Ouro (1883-1928)
VENDA GRANDE
Município de Rio de Janeiro, RJ
E. F. Rio de Ouro (trecho da linha-tronco eliminado nos anos 1920) - km 5,950?   RJ-4825
Altitude: -   Inauguração: 15.01.1883
Uso atual: possivelmente demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1883
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi construída para montar e cuidar dos reservatórios e do abastecimento de parte da cidade do Rio de Janeiro, tendo sido aberta ao tráfego de passageiros em 1883. Inicialmente saía do Caju e mais tarde (nos anos 1920) passou a ter como início a estação de Francisco Sá. Depois dessa mudança o seu curso inicial foi totalmente alterado e ela passou a acompanhar de muito próximo a linha Auxiliar até a estação de Del Castilho (no caso da Rio de Ouro, estaestação se chamava Liberdade, quando se separavam as linhas. Na estação da Pavuna elas voltavam a se encontrar. O trecho final, até Belford Roxo, era compartilhado com os trens metropolitanos da Auxiliar (depois da Leopoldina) em bitola mista. Em 1970 os trens da Rio de Ouro, ainda a vapor, embora tenham sido feito testes com locomotivas diesel, deixaram de circular. A Rio de Ouro, encampada pela Central do Brasil nos anos 1920, tinha vários ramais e três deles sobreviveram como trens de subúrbio até o final dos anos 1960, mesma época da desativação da linha-tronco: os ramais de Xerém, do Tinguá e de São Pedro (Jaceruba). Parte do leito de sua linha-tronco foi utilizada na construção da linha 2 do metrô do Rio de Janeiro.
 
A ESTAÇÃO: Esta estação ficava à margem da linha, onde hoje em seu lugar existe o leito da Avenida Dom Helder Camara.

A linha, no trecho Caju-Pilares, foi supostamente fechada no final dos anos 1920.

NOTA DO AUTOR: Como em diversas estações da E. F. Rio do Ouro, há muitas dúvidas na posição, no nome, nas quilometragens e nas datas de inauguração de várias estações.

1883
AO LADO:
Inauguração da E. F. Rio de Ouron. A linha tronco principal estava praticamente entregue. Depois vieram alguns ramais e estações intermediárias. Mas seria est a ordem dsa estações então abertas? Ou ela não está em ordem? A Provincia de S. Paulo, 16/01/'883).

ACIMA:Mapa indicado como sendo dos anos 1910 e que mostra a linha da Rio Douro que foi suprimida por volta de 1928. A estação de Liberdade está assinalada no mapa à esquerda, quase fora do mapa ponto inicial era a estação do Caju, situada à direita no mapa, junto à praia do Caju CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MELHOR DEFINIÇÃO (Cessão Melekh).

ACIMA: Mapa do que teria sido a Estrada de Ferro Rio De Ouro durante sua existência, do final do século XIX até por volta de 1970. A linhas-tronco original e seus ramais nunca conviveram ao mesmo tempo, o que torna obrigatório a existência com praticamente uma cor para cada linha no desenho. A cor roxa escura teria sido a linha-tronco original, ligando Caju a Jaceruba e a linha verde foi construída para mudar o ponto zero de Francisco Sá a Engenho do Mato. No final dos anos 1920, o trecho que ligava o Caju â região de Belfort Roxo foi extinto e substituído por outro percurso, numa época que, por existirem diversas fontes diferentes e conflitantes entre si (Desenho: Eduardo P. Moreira, durante os anos 2010). NOTA IMPORTANTE. As estaçõea de Capivary (que se situava no ramal de Xerém, entre Lamarão e Quilômetro 43 e o ramal de Gairão, que saía de João Pinto, embora apareca neste mapa, não foram por mim encontradas em documentação alguma.
     

Estou vos enviando esta foto do acervo de Augusto Malta e tudo indica que
seja a Estação da EFRD, quando os trens ainda saiam do Caju. Poderia ser também uma venda, mas Augusto Malta não colocaria em uma foto
algo como uma Venda, nomeando um logradouro específico. Seguindo a
coerência do Malta, parece que ele especificava lugares, sejam bairros ou
estações.
Em 1917 os trens da Rio D'ouro passavam
pela Estrada Real de Santa Cruz; hoje Av. Dom Helder Câmara. Reparar que parece haver trilhos na foto e junto à estação há o que parece ser uma plataforma de embarque
   
     
     
Atualização: 28.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.