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E. F. Central de
Pernambuco (1895-1904)
Great Western (1904-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CARUARU
Município de Caruaru, PE |
Linha Centro - km 139 (1960) |
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PE-3233 |
Altitude: 537 m |
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Inauguração: 01.12.1895 |
Uso atual: centro cultural (2007) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão,
pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria
a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se
pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida,
somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem
se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950,
a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se
chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar
Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada
pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir
de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos
apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio.
Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está
abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária
da linha desde 1997. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caruaru foi inaugurada em 1895.
"A primeira máquina do trem tinha o nome de Barbosa Lima Sobrinho,
governador de Pernambuco. O prefeito Neco Porto (Manuel Rodrigues
Porto) abre as portas do Paço Municipal (atual palácio do Bispo) e
oferece sarau dançante ao governador, familiares e convidados em ambiente
iluminado por luz elétrica" (Caruaru e a história de Topada
ou Os heróis desconhecidos, site http://mq. nlink.com.br/~stefan/caruaru.htm).
A estação teve três prédios. O original foi demolido há muito tempo e aparece numa foto mais abaixo nesta página. Foi substituído por um segundo, que, depois de demolido também, deu lugar a um terceiro que até 2020 estava de pé. Este último deve ter sido construído por volta de
1940-50, pelo seu estilo arquitetônico.
O famoso Trem do Forró, que corre no carnaval de Recife
todos os anos, costumava vir até esta estação.
A partir de 2001, por causa do péssimo estado da linha, esse trem
passou a seguir de Recife para o Cabo.
Em 2003 o prédio era um centro cultural, segundo Hélio
Ribeiro.
"A estação de Caruaru teve seu pátio totalmente cimentado
pela prefeitura, sendo o local agora usado por eventos em
geral. O resto do leito ferroviário no centro da cidade é ocupado
por parques de diversão(!). O prédio da estação foi assumido pela
prefeitura, enquanto que o armazém virou "oficina de artes". Da CFN,
necas de pitibiriba" (Antonio Gorni, 27/09/2007).
"Infelizmente o pátio estava fechado para reformas e eu não consegui fotografar. Na estrada da estação é possível ver 3 guichês, um para serviços de telégrafo, um para compra de bilhetes de primeira classe e outro para bilhetes se segunda classe. Soberba é traço que existe desde a existência do homem, fico imaginando as pessoas da época se sentindo melhores que a pessoa ao lado por estarem comprando um bilhete de primeira classe. Para chegar na estação eu percorri uma avenida que passa em paralelo ao antigo leito da ferrovia que foi transformado em pista de cooper e área de lazer, sobrou apenas uma cruz de santo André pra contar a história. A linha centro só existe no papel, na prática jamais um trem irá percorrê-la novamente" (Rodrigo Henrique, 4/9/2020).
ACIMA: Estação de Gravatá em 1925 (Revista de Pernambuco, 1925).
ACIMA: Acidente em Caruaru em 1927 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER MAIS (Diario da Manhã, 23/6/1927).
ACIMA: Locomotiva a vapor articulada Beyer Garratt,
na estação de Caruaru-PE, meados dos anos 1950 (Autor desconhecido).
ACIMA: O antigo
pátio da estação de Caruaru mantém alguns
trilhos mas está totalmente cimentado pela Prefeitura. O trem
já não passa ali há anos (Foto Antonio A. Gorni,
20/9/2007).
(Fontes: Luiz Ruben F. A. Bonfim; Helio Ribeiro; Antonio
A. Gorni; http://mq.nlink.com.br; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A primeira estação de Caruaru. Autor desconhecido,
data desconhecida |
A primeira estação em 1901. Autor desconhecido |
A estação nos anos 1960. Foto Ótica Brasilia |
A estação, em 1986. Foto: adamastorfotografia.
wordpress.com
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A estação, em 2002. Foto do livro Estrada de Ferro
Central de Pernambuco, de Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
A estação, em 2002. Foto do livro Estrada de Ferro
Central de Pernambuco, de Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
Fachada da estação, em 2003. Foto Hélio
Ribeiro |
A estação, em 2003. Foto Hélio Ribeiro |
A estação, em 2003. Foto Hélio Ribeiro
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A estação, em 2003. Foto Hélio Ribeiro |
Armazém, à esquerda, e a plataforma de passagerios,
à direita. Foto Antonio A. Gorni em 20/09/2007 |
A fachada da estação de Caruaru. Foto Antonio
A. Gorni em 20/09/2007 |
A fachada da estação de Caruaru. Foto Rodrigo Henrique em 4/9/2020.
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Atualização:
03.01.2022
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