A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Gonçalves Ferreira
Caruaru
Barra do Taquara
...

Linha Centro - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1965
...
 
E. F. Central de Pernambuco (1895-1904)
Great Western (1904-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
CARUARU
Município de Caruaru, PE
Linha Centro - km 139 (1960)   PE-3233
Altitude: 537 m   Inauguração: 01.12.1895
Uso atual: centro cultural (2007)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Caruaru foi inaugurada em 1895.

"A primeira máquina do trem tinha o nome de Barbosa Lima Sobrinho, governador de Pernambuco. O prefeito Neco Porto (Manuel Rodrigues Porto) abre as portas do Paço Municipal (atual palácio do Bispo) e oferece sarau dançante ao governador, familiares e convidados em ambiente iluminado por luz elétrica" (Caruaru e a história de Topada ou Os heróis desconhecidos, site http://mq. nlink.com.br/~stefan/caruaru.htm).

O prédio atual deve ter sido construído por volta de 1940, pelo seu estilo arquitetônico.

O famoso Trem do Forró, que corre no carnaval de Recife todos os anos, costumava vir até esta estação. A partir de 2001, por causa do péssimo estado da linha, o trem passou a seguir de Recife para o Cabo.

Em 2003 o prédio era um centro cultural, segundo Hélio Ribeiro.

"A estação de Caruaru teve seu pátio totalmente cimentado pela prefeitura, sendo o local agora usado por eventos em geral. O resto do leito ferroviário no centro da cidade é ocupado por parques de diversão(!). O prédio da estação foi assumido pela prefeitura, enquanto que o armazém virou "oficina de artes". Da CFN, necas de pitibiriba" (Antonio Gorni, 27/09/2007).

ACIMA: O antigo pátio da estação de Caruaru mantém alguns trilhos mas está totalmente cimentado pela Prefeitura. O trem já não passa ali há anos (Foto Antonio A. Gorni, 20/9/2007).

ACIMA: Locomotiva a vapor Articulada Beyer Garratt, na estação de Caruaru-PE, meados dos anos 1950 (Autor desconhecido).

(Fontes: Luiz Ruben F. A. Bonfim; Helio Ribeiro; Antonio A. Gorni; http://mq.nlink.com.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação antiga de Caruaru. Autor desconhecido, data desconhecida

A velha estação em 1901. Comparando com a fotografia acima, não parece ser a mesma. Autor desconhecido

A estação, em 2002. Foto do livro Estrada de Ferro Central de Pernambuco, de Luiz Ruben F. de A. Bonfim

A estação, em 2002. Foto do livro Estrada de Ferro Central de Pernambuco, de Luiz Ruben F. de A. Bonfim

A estação, em 2003. Foto Hélio Ribeiro

A estação, em 2003. Foto Hélio Ribeiro

Fachada da estação, em 2003. Foto Hélio Ribeiro

A estação, em 2003. Foto Hélio Ribeiro

A fachada da estação de Caruaru. Foto Antonio A. Gorni em 20/09/2007


Armazém, à esquerda, e a plataforma de passagerios, à direita. Foto Antonio A. Gorni em 20/09/2007
 
     
Atualização: 18.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.