A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Tejipió
Coqueiral
Floriano
...
Saída para a linha Norte (anos 1930-2005):
Parada Lacerda
...

Linha Centro - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Great Western (1919-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
COQUEIRAL
Município de Jaboatão, PE
Linha Centro - km 10 (1960)   PE-3111
    Inauguração: 31.08.1919
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Coqueiral foi inaugurada em 1919. Sua abertura parece ter sido conseqüência da existência, desde 1908, de uma linha ligando a estação de Tijipió até a estação nova de Camaragibe, esta na linha Norte. Como a chave para a ligação entre as linhas estava localizada 800 metros à frente da estação do Tijipió, decidiu-se pela construção de uma estação, justamente Coqueiral, para melhor controle, em 1919. Desde a primeira metade

ACIMA: Mapa da parte norte do município de Jaboatão nos anos 1950, por onde corre a linha Centro da RFN, de leste a oeste. Aparecem, para o norte e para o sul, algumas ferrovias de usinas. A estação de Coqueiral não aparece no mapa da linha, acima, mas ficava a leste do município, na divisa com o Recife, onde existe a bifurcação da linha, vista no mapa seguindo para o município de São Lourenço da Mata. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958).
dos anos 1930, os trens de passageiros já não saíam mais de Brum, mas de Cinco Pontas, indo encontrar a linha Norte fora da cidade do Recife. A linha de Brum a Camaragibe seria mais tarde retirada e os trens que seguiam para a Paraíba passaram a fazê-lo através de uma nova ligação entre a antiga Central de Pernambuco, que partia de Coqueiral, nesta linha, até encontrar Camaragibe. Em 31/8/1980, era citado um trem de passageiros da RFFSA ligando Coqueiral a São Lourenço da Mata (Diário de Pernambuco, 31/8/1980). Como ainda existia o trem Recife-Salgueiro, teriam os passageiros que se dirigiam a São Lourenço da Mata que pegar este trem e baldear em Coqueiral? Atualmente, existe uma estação de nome Coqueiral no metrô do Recife (Metrorec). Não sei se fica no mesmo local da antiga.
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958; Luiz Ruben F. de A. Bonfim, 2002; Guias Levi, 1932-1982; Correio dos Ferroviários, 01/1969; Diário de Pernambuco, edições entre 1980 e 1982; Mapas - acervo R; M; Giesbrecht)
     

A estação de Coqueiral, já em linhas modernas, em 1968. Foto Correio dos Ferroviários, 01/1969
   
     
     
Atualização: 25.09.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.