A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Coqueiral
Parada Lacerda
Camaragibe
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
Great Western (1908-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
METROREC (1996-)

PARADA LACERDA
(atual estação RODOVIÁRIA)
Município de Recife, PE
Ligação Norte - km 15 (1960)   PE-3187
Altitude: -   Inauguração: 29.12.1908
Uso atual: estação de trens metropolitanos conjugada com a estação rodoviária do Recife (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2002?
 
HISTORICO DA LINHA: A ligação Norte, construída em 1908 para unir as linhas Centro (em Coqueiral) e Norte (em Camaragibe), acabou sendo a responsável pela desativação da linha que vinha do Brum, lá pelos anos 1940-50. Esta ligação possuía apenas uma parada intermediária, justamente a Parada Lacerda. Em 1982, desta ligação passou a sair uma variante para a linha Sul, em Prazeres, para permitir a passagem de cargueiros por fora da zona urbana do Recife.
 
A ESTAÇÃO: A Parada Lacerda foi inaugurada em 1908, na ligação Norte, aberta nesse ano ligando as estações de Tijipió (e a partir de 1919, a de Coqueiral), na linha Centro, e de Camaragibe, a nova, na linha Norte. Desde a primeira metade dos anos 1930, os trens de passageiros já não saíam mais de Brum, mas de Cinco Pontas, indo encontrar a linha Norte fora da cidade do Recife. A linha de Brum a Camaragibe seria mais tarde retirada e os trens que seguiam para a Paraíba passaram a fazê-lo através da linha em que estava a Parada Lacerda. Muitos anos depois, em 1982, dali passou a sair a variante Lacerda-Prazeres, construída para permitir a passagem de trens cargueiros para viabilizar o Metrorec, metrô do Recife que começava a ser construído sobre a linha da antiga E. F. Central de Pernambuco, ligando a velha parada com a região de Prazeres (na linha Sul). A variante cruzava a linha Centro para atingir Prazeres. Esta linha eliminou os cargueiros da futura linha do metrô (a primeira, ou seja, Recife-Jaboatão e que substituiria os trens de subúrbio que faziam essa linha, suspensos durante a construção do metrô) e também permitia a passagem (embora por pouco tempo, pois eles logo acabaram) dos trens de passageiros de longo percurso que ainda circulavam nessa época, ligando Recife ao interior pela linha Centro e pela linha Norte. A Parada Lacerda, pelo que entendi, transformou-se na estação da Rodoviária, do Metrorec, e desde 2002 está interligada pela linha do metrô com a estação de Camaragibe.

Sobre a Parada Lacerda, que hoje está localizada ao lado da atual Estação Rodoviária do Metrô do Recife, a parada está com a plataforma e os trilhos conservados, e pode ser registrada em fotos quando se sai do metrô para o terminal de ônibus urbanos e rodoviários. A linha serviu até recentemente para o transporte de locomotivas e vagões antigos que seguiram para a CBTU-João Pessoa.

Inclusive, a linha é a continuação da estação Curado, que atende os VLTs a diesel com destino à estação Cajueiro Seco e o ramal sul até o Cabo, mas infelizmente não recebe trens e passageiros, mesmo com a estrutura mantida.


(ACIMA: Estação desativada de Parada Lacerda em 2023 (Foto Mateus Mello).
(ACIMA: Estação desativada de Parada Lacerda em 2023 , mas ainda ligada à estação Curado do metrô (Foto Google Maps).


     
     
     
     
Atualização: 27.03.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.