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VXY Mogiana em MG
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Flores
Engenheiro Cornélio
São Serafim
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Linha Centro - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO CORNÉLIO
Município de Triunfo, PE
Linha Centro - km 468 (1960)   PE-3369
Altitude: -   Inauguração: 1957
Uso atual: abandonada e em ruínas (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1957?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Cornélio foi inaugurada em 1957.

Em 2002 já estava em ruínas. De qualquer uma de suas paredes laterais podia-se ver o horizonte. O estilo do prédio mostra que já foi construída em estilo moderno.

"Esta estação servia a uma pequena povoação; como a estrada Tabira-Serra Talhada mudou o traçado, a povoação cresceu a uns 300 metros da estação Cornélio, ela ficou isolada do distrito de Canaã" (George Mascena, 2008).

Em 2021, Rodrigo Henrique foi a campo pra tentar confirmar as informações sobre a demolição da estação e somente conseguiu chegar nela através de uma estrada de terra não registrada nos mapas do Google. Ela se encontrava em ruínas, porém ainda de pé. Como é possível observar na foto (ao pé da página), a caatinga já tomara conta de quase tudo e o mato estava intransponível. Pelo visto tudo em volta foi derrubado.

(Fontes: Rodrigo Henrique; Jorge A. Ferreira; George Mascena; Luiz Ruben F. de A. Bonfim; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa- acervo R. M. Giesbrecht)

     

Estação de Engenheiro Cornélio por volta de 1960. Autor desconhecido

A estação, em 2002. Acervo Luiz Ruben F. de A. Bonfim

A estação, em 2002. Acervo Luiz Ruben F. de A. Bonfim

As ruínas da estação em 2/9/2021. Foto Rodrigo Henrique
 
     
Atualização: 03.09.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.