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VXY Mogiana em MG
Linha da E. F. Goiaz
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Caraíba
Ponte Funda
Vianópolis
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Goiaz (1924-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
PONTE FUNDA
Município de Vianópolis, GO
Linha-tronco - km 289,060 (1960)   GO-3318
Altitude: 993 m   Inauguração: 15.09.1924
Uso atual: em pé; uso desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ponte Funda foi inaugurada em 1924. "A partir de Ponte Funda, o sentido geral da ferrovia deixa de ser o Sul-Norte e passa a ser cada vez mais Oeste-Leste. O prédio da estação, de 1924, já segue uma arquitetura mais requintada, cheia de ornatos e serralheria esmerada, comum desse período. O projeto arquitetônico é praticamente o mesmo da estação de Vianópolis, inaugurada no mesmo dia. Segundo dizem, no final dos anos 1960 cogitou-se iniciar o ramal de Brasília a partir dessa estação por ser a mais próxima, resultando numa construção mais econômica. Realmente, a estação está a 125 km (em linha reta) da estação do Plano Piloto, ao passo que a estação de Roncador, de onde acabou partindo o ramal, está a 175 km (também em linha reta). Em 1984 a RFFSA iniciou a demolição da estação, mas os poucos moradores do lugar se juntaram e impediram que a destruição continuasse. Segundo o Sr. Arlindo Pereira da Silva, líder local que já trabalhou como turmeiro em Ipameri e que lutou pessoalmente para que o prédio fosse mantido, após a mobilização iniciou-se um processo muito trabalhoso. Tiveram que ir várias vezes até Goiânia e Belo Horizonte para garantir que o prédio não fosse destruído. Foi difícil, mas iniciaram entendimentos com a então RFFSA e lideranças políticas pedindo o início do processo de tombamento. Segundo ele, o prédio é hoje tombado pelo Patrimônio Estadual de Goiás, mas ainda não encontrei o decreto" (Glaucio H. Chaves, 02/2009). Coordenadas: 16°48'22.31"S 48°26'4.31"W Hoje está em ruínas. Foi restaurada em 2010. Em 2015 continua em bom estado, mas seu uso é-me desconhecido.
(Fontes: Roberto Fonseca Dias; Glaucio H. Chaves; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Estação de Ponte Funda, em 10/2005. Foto Domingos Tiveron Filho

Estação de Ponte Funda, em 10/2005. Foto Domingos Tiveron Filho

A estação em reforma em 4/2010. Foto Glaucio H. Chaves

A estação em reforma em 4/2010. Foto Glaucio H. Chaves

A ex-estação em 2015. Foto Glaucio Henrique Chaves
 
     
Atualização: 21.03.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.