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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pantano
Volta Grande
Lambari
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Saída do ramal de Pirapetinga (1880-1964): Estrela D'Alva
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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E. F. Leopoldina (1874-1975)
RFFSA (1975-1996)
VOLTA GRANDE
Município de Volta Grande, MG
Linha do Centro - km 267,778 (1960)   MG-1529
Altitude: 215 m   Inauguração: 08.10.1874
Uso atual: alojamento da FCA (2012)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1975, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA; hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 1970.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Volta Grande foi aberta em 1874 (Cyro Pessoa Jr. fala em 8 de outubro e Edmundo Siqueira, em 8 de agosto) e era a estação terminal do primeiro trecho inaugurado para o tráfego na nascente E. F. Leopoldina, o Porto Novo do Cunha-Volta Grande. Conta-se que a estação teria sido inaugurada com a presença do Imperador, Dom Pedro II.

Situa-se junto ao rio Angu, afluente do rio Paraíba do Sul.
Desta estação, de 1880 a 1964, saíam os trens para o ramal de Pirapetinga.

A plataforma de onde os trens desse ramal partiam ainda estava lá em 2012. Os trilhos neste trecho da linha ainda tinham, então, movimento de cargueiros de bauxita desde Cataguazes até Porto Novo. Na estação, uma placa de 1990 mostra que em 17 de fevereiro desse ano a RFFSA inaugurou ali um Centro Ferroviário de Cultura, que já de há muito mudou-se da estação para o centro da cidade.

Em 2012, a estação se mantinha com uso ferroviário, como alojamento de turma da FCA,
que usava o trecho. A cidade era pequena, tinha poucas ruas e casas. Do lado da estação, saía uma estrada não pavimentada que acompanhava a linha até a cidade de Recreio, aonde chegava depois de cruzarmos duas pontes, diversas fazendas e quatro vilarejos, cada um com com sua estação, fechadas ou abandonadas. Mas todas em pé ainda. Não havia mais sinal do antigo ramal de Pirapetinga, que possivelmente saía para o mesmo lado, bifurcando da linha principal talvez um pouco mais à frente.


1900
Um dos mais belos carimbos que conheço: o circular em sinete da Estação de Volta Grande. A mala expedida pela Administração Federal seguia pela Estrada de Ferro Central do Brasil (Ramal de São Paulo – Linha do Centro – Ramal de Porto Novo) e em seguida pela Estrada de Ferro Leopoldina. A agência postal foi criada em 15/07/1881. Pertencia ao município de Além Paraíba (Texto e reprodução: Márcio Protzner).

ACIMA: No dia 15 de dezembro de 1948, uma enxurrada na região de Volta Grande e Pirapetinga levou diversas pontes e inundou diversas áreas, entre as quais, a ponte sobre o rio Angu por onde cruzavam os trilhos da linha do Centro da Leopoldina (Fotografia Hilgard O´Reilly Sternberg, em 3 de janeiro de 1949).
ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostrando a estação de Volta Grande. A linha que vem do sul e sobe para o norte passando por Volta Grande é a linha do Centro da Leopoldina. A que segue para leste é o ramal de Pirapetinga (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1960).

1963
AO LADO: Acidente com um trem de passageiros em 1963, próximo a Volta Grande (Folha de S. Paulo, 20/5/1963).
ACIMA: Da plataforma da estação de Volta Grande, em 2012 pintada com as cores da FCA por estar sendo utilizada como alojamento de turma de manutenção de linha, vê-se o belo casarão, não tão bem conservado assim (Foto Ralph M. Giesbrecht em 30/10/2012).

ACIMA: A estação, o armazém e o casarão em 2019 (Foto Julio Alves).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Latuff; Ricardo Quinteiro de Mattos; Paulo Szabadi; Mendel Rabinovitch; Gutierrez L. Coelho; Marcio Protzner; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXVII, 1959, p. 452 )
     

A estação ainda ativa, sem data. Foto Preserve

A estação em 20/7/1975. Foto Mendel Rabinovitch

A estação em 20/7/1975. Foto Mendel Rabinovitch

A estação, sem data. Foto EFBrasil

A estação em 1997. Foto Paulo Szabadi

A estação em 1997. Foto Paulo Szabadi

A estação em 2007. Foto Ricardo Quinteiro de Mattos

A estação em janeiro de 2008. Da plataforma da direita saía o ramal de Pirapetinga. Foto Gutierrez L. Coelho.

A estação nas cores da FCA em 30/10/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht
     
Atualização: 21.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.