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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ana Florência
Bandeiras
Parada Paulista
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Leopoldina (1912-1975)
RFFSA (1975-1994)
BANDEIRAS
Município de Ponte Nova, MG
Linha de Caratinga - km 469,700 (1960)
  MG-1542
Altitude: 402 m   Inauguração: 27.07.1912
Uso atual: abandonada (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bandeiras foi inaugurada em 1912. Foi fechada "em caráter definitivo" em 01/06/1971, de acordo com o relatório da Leopoldina desse ano. "Em Bandeiras o prédio da estação ainda está lá, porem com uso no momento político, devido às eleições. Para obter uma foto onde não aparecem cartazes e faixas de propaganda eleitoral tive que entrar num pasto e fotografá-la pelos fundos, felizmente onde estavam no passado os trilhos" (Gutierrez L. Coelho, 09/2004). "Bandeiras, sem trilhos e em bom estado de conservação, funciona como um centro comunitário onde são prestadas consultas médicas regularmente e as famílias também usam para guardar produtos da roça, neste dia que estive lá estavam limpando feijão" (Amadeu Miguel Gomes. 21/12/2006). Em 2010, a situação já era outra: "A estação está em péssimo estado de conservação, com um odor ruim e servindo de abrigo para moradores de rua" (Pedro Leal Dutra, 2/11/2010).
(Fontes: Amadeu Miguel Gomes, ; Pedro Leal Dutra; Gutierrez L. Coelho; Leopoldina: relatório anual, 1971; Guias Levi, 1932-80; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação, em 07/09/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação de Bandeiras em 21/12/2006. Foto Amadeu Miguel Gomes

A estação de Bandeiras em 21/12/2006. Foto Amadeu Miguel Gomes

A estação de Bandeiras em 21/12/2006. Foto Amadeu Miguel Gomes

A antiga estação em 2015. Foto Gutierrez L. Coelho
 
     
Atualização: 21.09.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.