A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Flor de Minas
Bom Jesus do Galho
Taquarussu
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Leopoldina (1930-1975)
RFFSA (1975-1996)
BOM JESUS DO GALHO (GALHO)
Município de Bom Jesus do Galho, MG
Linha de Caratinga - km 582,565 (1960)   MG-1787
    Inauguração: 14.12.1930
Uso atual: sede da APAE local   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bom Jesus do Galho foi construída para atender a povoação do mesmo nome, na época da inauguração da estação (final de 1930) com 2.000 habitantes, "cujas terras são de rara fertilidade e fartamente servidas de águas correntes, produzindo em abundância café e arroz, e fazendo vasta criação de suínos" (descrição da própria E. F. Leopoldina). Era também

ACIMA: A cidade de Bom Jesus do Galho vista da plataforma da estação (Autor desconhecido - provavelmente anos 1950).
chamada apenas de Galho, como se vê na foto de 2006 da estação já desativada há mais de 25 anos. Pelo menos até 1980 ainda trafegavam por ali trens mistos, trazendo passageiros para a estação. Não sei o uso atual da estação, que parece razoavelmente bem conservada, mas já com um anexo em tijolos, como pode se ver na foto abaixo de 2006. Em 2012 estava murada e não se podia entrar sem permissão.
(Fontes: Amadeu Miguel Gomes; Carlos Magno; E. F. Leopoldina; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
     

A estação em 2006, com o dístico de "Galho" apenas. Foto Amadeu Miguel Gomes

A estação em 2006, com o dístico de "Galho" apenas. Foto Amadeu Miguel Gomes

A estação em outubro de 2007. Foto Carlos Magno
 
     
Atualização: 30.12.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.