A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
São Marcos
Sossego
Laticínios
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cia. União Mineira (1879-1884)
E. F. Leopoldina (1884-1975)
RFFSA (1975-1994)
SOSSEGO
Município de Santana do Deserto, MG
Linha de Caratinga - km 162,160 (1960)   MG-1812
    Inauguração: 13.05.1879
Uso atual: posto de saúde   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: Em 1876, a Província de Minas Gerais deu uma concessão à Companhia União Mineira para a construção de um ramal que, partindo da estação de Serraria, na Linha do Centro da então E. F. Dom Pedro II (Central do Brasil) deveria ligá-la à povoação do Espírito Santo de Mar de Hespanha. Esta foi a linha que originou a Companhia União Mineira, formada em 1877. Apesar de nunca ter chegado a Mar de Espanha (isso somente aconteceu quando a Leopoldina construiu um ramal a partir de Pequeri, em 1911), em 1879 inauguraram-se os 29 quilômetros ligando a estação original de Serraria a Sossego. O ramal chegou até a

A agência de Sossego foi criada em 15-7-1881. A mala postal seguia para o Rio de Janeiro pela Estrada de Ferro Leopoldina até Entre Rios e, daí, pela Estrada de Ferro Central do Brasil (Marcio Protner, 2008).
estação de Guarani, após Bicas e Rochedo de Minas, em 1883; em 1884 todo o ramal e as estações foram incorporados à Leopoldina,
linhas de Três Rios a Ubá, esse trecho em uma linha
única, que em 1931 estaria chegando até a cidade de Caratinga. "O lugar faz juz ao nome, é um sossego, ideal para quem sofre do stress das grandes cidades e quer se retirar para um sítio onde
possa ter contato com a natureza. A sensação é de que o tempo parou e que se um trem da Leopoldina apitar na estação ninguém estranhará. Pena que a cooperativa local interveio no prédio da estação, descaracterizando-o um pouco. Pelo menos a estação está de pé e tem uso definido" (Gutierrez L. Coelho, 01/2006). Em novembro de 2008, a ex-

Casa de turma da antiga vila ferroviária de Sossego (Foto Jorge A. Ferreira em 2008).
estação era um posto de saúde.
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Manoel Monachesi; Gutierrez L. Coelho; Marcio Protzner; Ed
mundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

Estação de Sossego, ainda escrita "Socego". Anos 1940. Acervo Manoel Monachesi

A estação em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação repintada em 2008; Foto Jorge A. Ferreira
   
     
Atualização: 15.09.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.