A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Bella Joana
Sumidouro
Barão de Aquino
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Leopoldina (1886-1967)
SUMIDOURO
Município de Sumidouro, RJ
Ramal de Sumidouro - km 214,419   RJ-1824
Altitude: 346 m   Inauguração: 1886
Uso atual: demolida nos anos 1970   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Sumidouro surgiu da compra da Cia. E. F. do Sumidouro pela Leopoldina, em 1885, logo depois da abertura ao tráfego entre Melo Barreto e a fazenda Bella Joana. Com exceção do pequeno trecho inicial, em Melo Barreto, MG, ele corria todo em território fluminense. Em 1886 ele foi prolongado até a estação nova de Sumidouro, e em 1889 ele chegava a Conselheiro Paulino, na linha do Cantagalo. Os trens de passageiros corriam no trecho entre Melo Barreto e Nova Friburgo, percorrendo um trecho da linha do Cantagalo. Em 31/05/1967 o ramal foi suprimido.
 
A ESTAÇÃO: Foi esta a segunda estação com o nome Sumidouro, inaugurada em 1886. A primeira foi o ponto terminal do ramal e ficava na fazenda Bella Joana, e funcionou de 1885 a 1886 com o nome de Sumidouro. Depois ela recebeu o nome da fazenda.

Não era nenhuma maravilha a administração do ramal pela Leopoldina, já na época com sérios problemas financeiros e que a levariam à falência em 1897.

O jornal O Friburguense, de 13.08.1892, publicava: "...informaram-nos que os produtos das lavouras, como o café, que é o principal dos municípios do Carmo, Sumidouro e parte de Nova Friburgo, são conduzidos por esta estrada com grande demora, ficando completamente cheias as estações de Bella Joana, Sumidouro, Barão de Aquino, Murinelly, Dona Mariana e Conselheiro Paulino, sendo alguns destes gêneros expedidos a custo de muitas rogativas dos remetentes, que não poucas vezes testemunham a depreciação dos seus gêneros. Os fretes das bagagens são elevados excessivamente e as taxas que pagam os transeuntes são altamente fabulosas, comparando-se com as das outras vias similares. Quanto tempo gasta o expresso de Friburgo ao Porto Novo? Sem receio de errar-se, o mesmo que se gastaria de Paris à China. [...] Omitimos nesta exposição os contínuos descarrilhamentos e as paradas constantes por falta de água e por não ter carvão suficiente. [...] Há, não sabemos ao certo o tempo, quatro anos mais ou menos, que este ramal está em movimento e servindo muito mal com uma tabela [...] organizada provisoriamente à feição dos interêsses da Companhia, e este estado provisório tem continuado e continuará porque é lucrativo para a estrada e prejudica unicamente o público, pois que a isso não há quem ponha diques, obstáculos, estorvos, barreiras. [...]".

A estação de Sumidouro funcionou até 31/05/1967, quando o ramal foi fechado.


ACIMA: trem da Leopoldina atravessando a Ponte Seca, em Sumidouro, RJ, subindo no sentido da estação de Murinelli (Autor e data desconhecidos - provavelmente anos 1940).
ACIMA: O mesmo viaduto em 2018 (Facebook/Autor desconhecido).

(Fontes: Yvan Peixoto Jr., de Sumidouro, RJ)
     

O trem em Sumidouro, vendo-se a estação no canto direito da foto. Foto enviada por Yvan Peixoto Jr.

O trem no pátio de Sumidouro. Anos 1930? Foto enviada por Yvan Peixoto Jr.

Estação do Sumidouro, sem data. Foto enviada por Yvan Peixoto Jr.
     
     
Atualização: 09.05.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.